SENADO FEDERAL – “2º Seminário de Direitos Humanos na Gestão Pública reúne órgãos públicos em busca de equidade e inclusão”

O 2º Seminário de Direitos Humanos na Gestão Pública reuniu, de forma remota, diversos órgãos públicos nesta segunda-feira (11) para compartilharem boas práticas relacionadas ao tema. O evento foi uma iniciativa da Rede Equidade, liderada pelo Senado e composta por mais 17 instituições públicas. A transmissão ao vivo do seminário está disponível no canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube.

O seminário contou com três painéis abordando aspectos diferentes dos direitos humanos na gestão pública. O primeiro painel foi dedicado à governança e às estratégias inclusivas no poder público. O segundo abordou a gestão inclusiva e, por fim, o terceiro painel tratou da relação dos direitos humanos com a sociedade.

Na abertura do evento, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destacou o fortalecimento da Rede Equidade em pouco mais de um ano de existência. Ela ressaltou que as estatísticas demonstram que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar equidade nas instituições públicas. Trombka enfatizou a importância de compartilhar políticas internas entre os órgãos públicos.

Durante o seminário, foi apresentado o Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (IDE), desenvolvido para auxiliar cada instituição participante a acompanhar seu progresso nesse tema e atingir suas metas. O assessor jurídico-chefe da vice-procuradoria-geral do Trabalho, Rodrigo Moraes, um dos desenvolvedores da métrica, explicou que o modelo está disponível para acesso na página da Rede Equidade e deve servir como um parâmetro para as instituições aferirem o grau de maturidade na implementação de uma política institucional voltada para a inclusão com foco no gênero e raça.

Além disso, o seminário destacou o procedimento de adesão à Rede Equidade, que está aberto a qualquer órgão ou empresa pública, federal, estadual ou municipal, interessado em participar. Entidades da sociedade civil, especialistas e técnicos também podem se envolver na condição de colaboradores.

O evento proporcionou uma oportunidade valiosa para os órgãos públicos compartilharem seus esforços e aprenderem uns com os outros com o objetivo de promover a equidade, diversidade e inclusão nas esferas da gestão pública. A disponibilização do conteúdo no YouTube reforça o compromisso da Rede Equidade em disseminar as informações e práticas benéficas para a sociedade brasileira.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo