Semed prorroga prazo de matrículas para o Projovem Urbano, programa que une educação de jovens à qualificação profissional.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) decidiu prorrogar o prazo de matrículas para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), que agora se estenderá até o dia 31 de outubro deste ano. Essa iniciativa tem como objetivo unir a Educação de Jovens que não concluíram o Ensino Fundamental à qualificação profissional.

A Semed está oferecendo um total de 500 vagas distribuídas em três cursos profissionalizantes: Telemática, Alimentação, Turismo e Hospitalidade. Ao final do curso, os alunos terão concluído os estudos do Ensino Fundamental e estarão qualificados profissionalmente.

Os cursos possuem duração de 18 meses e as aulas ocorrem no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h. Para se inscrever, é necessário ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever, e não ter concluído o Ensino Fundamental.

As matrículas podem ser realizadas na sede da Semed, localizada na Cambona, além das escolas municipais que participam do programa: Brandão Lima (Benedito Bentes), Paulo Bandeira (Benedito Bentes), Baltazar de Mendonça (Jacintinho), Kátia Assunção (Jacintinho), Nosso Lar (Vergel), Pio X (Prado) e Higino Belo (Farol).

Para efetuar a matrícula, os alunos devem apresentar o RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Caso não possuam histórico, os candidatos serão submetidos a um teste de proficiência.

O Projovem Urbano é um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed. Seu objetivo principal é promover a inclusão social de jovens e sua reintegração à escola e ao mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e exercício efetivo da cidadania.

Essa iniciativa desempenha um papel fundamental na sociedade, ao proporcionar aos jovens a chance de adquirir conhecimento e qualificação profissional, possibilitando um futuro melhor e mais promissor. Através do Projovem Urbano, eles terão a oportunidade de se reinserirem na sociedade de forma plena, além de adquirirem habilidades e competências que contribuirão para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A parceria entre o MEC e a Semed é fundamental para que essa ação seja efetiva e alcance o maior número possível de jovens que necessitam de apoio nessa fase crucial de suas vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo