Seleção Petrobras Cultural-Novos Eixos: investimento recorde de R$ 250 milhões é lançado em evento no MAM do Rio, com participação de autoridades.

A Petrobras anunciou um investimento recorde de R$ 250 milhões em cultura, destinados ao setor através da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual, com o lançamento da Seleção Petrobras Cultural-Novos Eixos. O evento de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (23) no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, contando com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, além de outras autoridades.

O edital para patrocínio de projetos culturais foi aberto durante o evento e receberá inscrições até o dia 8 de abril. O patrocínio da Petrobras sempre foi um dos mais significativos do setor cultural, chegando a ter um status semelhante ao de um ministério durante os governos anteriores do PT. No entanto, nos últimos anos, a empresa teve seus investimentos na área cortados pelo governo Bolsonaro. Projetos apoiados historicamente pela Petrobras, como o Festival do Rio, a Mostra de Cinema de São Paulo e o Festival de Curitiba, perderam seus patrocínios.

Em 2019, Jair Bolsonaro argumentou em suas redes sociais que o incentivo à cultura não deveria ser responsabilidade de uma empresa estatal, defendendo a reavaliação dos contratos de patrocínio. Com o retorno dos investimentos da Petrobras na área cultural, a expectativa é que projetos importantes voltem a ser apoiados e que novas iniciativas recebam suporte financeiro.

O Programa Petrobras Cultural foi reformulado, com destaque para projetos que promovam a diversidade e a economia criativa. A seleção irá valorizar as regionalidades do Brasil, diversificando as oportunidades em todo o território nacional. Os eixos do programa incluem Produção e Distribuição, Ícones da Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital, e Festivais e Festas Populares.

Além disso, o Programa terá critérios adicionais para promover a descentralização, com pontuação extra para projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também será reservado um percentual de vagas para projetos liderados por mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e outros grupos em situação de vulnerabilidade ou sub-representação na sociedade. A expectativa é que essa nova fase do Programa Petrobras Cultural promova um cenário mais inclusivo e diversificado na cultura brasileira.

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