Seduc ofertará mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional para turmas de ensino médio e mulheres em vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou que estará disponibilizando mais de 16 mil vagas em cursos de educação profissional para turmas de ensino médio e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa faz parte de parcerias com o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sistema S (Senai/Sest/Senat), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Oxetech/Google) e programas do Governo Federal.

De acordo com a gerente para Fortalecimento da Educação Profissional da Seduc, Clerisvalda Menezes, a oferta de educação profissional para o ano letivo 2024 foi pensada tendo em vista os estudantes do ensino médio da escola em tempo integral. Diversos cursos técnicos em áreas variadas serão oferecidos, com conexão direta com o setor produtivo. Além disso, a parceria com o Ifal e o Sistema S continuará a oferecer cursos técnicos e de Formação Inicial Continuada (FIC), bem como o Programa Mulheres Mil, que contemplará mulheres em situação de vulnerabilidade social em todas as 13 regionais de Educação do estado.

Para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (Pronatec) – Bolsa Formação, inicialmente serão disponibilizadas 100 vagas para cursos técnicos, com a promessa de mais 5.600 vagas posteriormente. Os cursos serão integrados ao ensino médio nas áreas de Gestão e Negócios; Recursos Naturais; Informação e Comunicação; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Produção Cultural e Design; e Controle e Processos Industriais.

A Seduc também continuará a oferta de cursos de educação profissional em parceria com o Ifal e o Sistema S. E adicionalmente, estão previstas dez mil vagas de cursos na área de tecnologia pelo Programa Oxetech, apoiado pela Google em parceria com a Secti.

Além das vagas para o Pronatec e o Programa Oxetech, também serão oferecidas 906 vagas para cursos do programa do Governo Federal Mulheres Mil, voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em diversos municípios do estado.

Cabe ressaltar que a oferta de formação não se restringe apenas aos estudantes da rede estadual. Através do Programa Proservidor, a Seduc disponibilizará cursos técnicos para seus servidores de nível médio que estejam em efetivo exercício, visando à progressão na carreira. Com estas iniciativas, a Seduc busca promover oportunidades de formação e capacitação para uma ampla gama de estudantes e profissionais em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo