Seduc é premiada em Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas pela iniciativa do programa Professor Mentor

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi uma das premiadas do Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas. A pasta ficou em segundo lugar na categoria Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, com o programa Professor Mentor, iniciativa que visa recompor as aprendizagens de estudantes da rede estadual.

Lançado no final de 2021, o programa Professor Mentor busca fomentar a recomposição de aprendizagens perdidas ou afetadas durante a pandemia por meio de diversas ações, incluindo busca ativa de estudantes evadidos, fomento à pesquisa e iniciação científica, e acompanhamento pedagógico individualizado de cada turma de ensino médio por meio de um professor mentor, que conta com o apoio de um estudante monitor.

Uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) concede bolsas mensais de R$ 1.500 para os professores e de R$ 250 para os alunos. Ao todo, 7.300 pessoas são contempladas com estas bolsas.

O coordenador do programa e superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destaca os feitos alcançados pelo programa. “Por meio do Professor Mentor, mobilizamos nossos estudantes para a inscrição no Enem e para a participação na prova do SAEB. E conseguimos feitos inéditos: pela primeira vez, tivemos todas as Gerências Especiais de Educação com quase 100% de inscritos e participação de 96% de nossos alunos no SEAB”, conta.

Além do reconhecimento, ele também comemora a premiação no Concurso de Ações Inovadoras e reforça o empenho da equipe. “Estamos muito felizes, é o segundo ano que fomos premiados no Concurso de Ações Inovadoras e este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e nos motiva ainda mais para o planejamento do programa em 2024”, ressalta.

Uma aluna da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, Melissa Marques, compartilhou como o programa transformou sua vida. “O Professor Mentor fez com que me sentisse acolhida e me fez ver o futuro de uma maneira melhor, sem limitações”, revela a jovem.

Outra ação da Seduc premiada no Concurso de Ações Inovadoras foram os Espaços de Criatividade, Pesquisa, Inovação e Tecnologia da Educação de Alagoas, conhecidos como Escripites. “São espaços como o Cecite, Observatório Astronômico do Cepa e o Efex, onde promovemos desde formações de professores a projetos de iniciação científica que fomentam políticas de inovação e tecnologia na rede estadual de ensino. Além disso, também implantamos um estúdio voltado à educação híbrida no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche”, explica a gerente de Inovação e Tecnologia da Seduc, Andreia Maciel.

Este reconhecimento mostra o comprometimento da Seduc com o aprimoramento da educação em Alagoas e o desenvolvimento de ações inovadoras para o benefício dos estudantes e professores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo