Secretário da Agricultura participa do Festival do Milho e conhece novidades agrícolas em Poço das Trincheiras

Agricultor há mais de dez anos, Adelvânio Ramalho, reside em Poço das Trincheiras e relatou a importância do Festival do Milho para quem deseja aprimorar técnicas utilizando formas modernas e simples para obter uma boa colheita.

“Estamos participando e fomos contemplados com as sementes do Planta Alagoas que foram distribuídas para toda a comunidade de Saco do Ramalho, onde obtivemos bons resultados. Hoje, estamos aqui homenageando todos os produtores da região, graças à Seagri-AL e ao prefeito que deu todo apoio e assistência técnica para os agricultores do município”, comemorou Ramalho.

Já o prefeito Valmiro Costa destacou a entrega de mais de 20 mil sementes, entre milho, feijão e sorgo, distribuídas pela Seagri-AL e que ajudaram os agricultores a ter um cultivo de qualidade neste ano de 2021.

“O objetivo desse dia de campo é mostrar a tecnologia de produção para que possamos melhorar a produtividade do milho. A nossa média é de dez sacos por hectare e temos o compromisso de elevar a produtividade para cem sacos por hectare. Então, queremos agradecer os apoios da Secretaria de Estado da Agricultura e também do governador Renan Filho que contribuíram para o cultivo de milho e feijão em nosso município”, ressaltou Valmiro Costa.

Tendas da Cultura do Milho

A finalidade da ação é guiar os agricultores ao expor meios didáticos e práticos sobre assuntos relevantes para o setor da cultura do milho. No local, a prefeitura disponibilizou tendas, onde cada uma abordava uma etapa da cultura do milho.

Atualizações e modernidade aliadas ao preparo do solo, a escolha das atividades, a adubação para o plantio das sementes, orientações sobre a adubação, trato fitossanitário e controle de pragas.

“Estamos em nosso terceiro dia de campo da cultura do milho aqui em nosso município. Um dia como esse é muito importante porque trazemos aos nossos agricultores diferentes técnicas de plantio, vários representantes que falam sobre o modo de adubação, dados culturais. Isso é fruto de uma ideia do nosso prefeito Valmiro com um apoio forte da secretaria de Estado da Agricultura que nos doou cerca de 22 toneladas de sementes, sendo 10.800 kg de milho”, celebrou o secretário municipal da Agricultura de Poço das Trincheiras, Clênio Santana.

Exposição

Foram apresentadas técnicas de aração que servem para descompactar a terra, permitindo que o oxigênio expulse o gás carbônico, misturando a matéria orgânica. De escarificação que tem o objetivo de atingir o solo com mais profundidade, e assim, extinguir camadas compactadas no solo para que seja criado um ambiente favorável para o crescimento das plantas. De calagem e correção do solo buscam ajudar a reduzir a acidez e o alumínio tóxico do solo, fornecendo cálcio e magnésio para o plantio.

No espaço sobre a escolha das atividades e  adubação para o plantio das sementes, esclareceram dúvidas sobre quais as culturas ideais para cada tipo de solo e o funcionamento do adubo ao entrar em contato com a planta, e mencionando ainda, a importância do produto para o crescimento saudável da plantação.

Orientações sobre a adubação mostraram curiosidades sobre a composição do material, que por ser formado de matéria orgânica, primeiramente, ele é decomposto, e apenas depois, ocorre o processo de fertilização almejando uma colheita de qualidade.

Assuntos sobre trato fitossanitário e controle de pragas também foram expostos no festival. Segundo pesquisas, esses métodos são usados para evitar a propagação de pragas e doenças nas plantações. Esse controle pode ser feito de diversas formas, inclusive com o uso de agrotóxicos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo