Secretaria de Saúde de Maceió promove capacitação para prevenção e tratamento da sífilis em parceria com a Sesau.

A Secretaria de Saúde de Maceió, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoverá no dia 24 de outubro uma capacitação sobre prevenção e tratamento da sífilis. O evento, que busca aprimorar o conhecimento dos profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de 102 municípios de Alagoas, será realizado no mega auditório da UNCISAL, das 8h às 14h.

A capacitação tem como objetivo principal refletir sobre a relevância do tema e sua influência na qualidade dos serviços de tratamento oferecidos a pessoas com sífilis. Dayana Tenório, técnica da Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió, ressalta a importância do treinamento para atualização e qualificação dos profissionais de saúde.

“Acreditamos que eventos como esse só têm a agregar aos profissionais da saúde, pois, além da qualificação e atualização dos profissionais nas ações de prevenção e tratamento da doença, o treinamento irá reforçar sobre a importância das notificações do agravo nos municípios para que, com isso, possamos planejar e executar mais ações públicas para combater a sífilis”, enfatiza Tenório.

Durante a capacitação, serão abordados diversos temas, incluindo a epidemiologia da sífilis em Maceió e nos demais municípios de Alagoas, a sífilis adquirida, a sífilis em gestantes e a sífilis congênita. Além disso, serão discutidas as condutas a serem adotadas diante de possíveis casos de anafilaxia.

As inscrições para a capacitação já estão abertas e podem ser realizadas através de um link disponibilizado pela Coordenação Técnica de Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis de Maceió. A expectativa é contar com a participação de profissionais comprometidos e interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre a sífilis.

Com o tema “Sífilis, rumo à eliminação em Alagoas”, a capacitação visa não apenas a atualização dos profissionais, mas também busca incentivar a conscientização sobre a relevância do combate à sífilis no estado. Através da disseminação de informações e experiências, espera-se que mais ações públicas sejam desenvolvidas no intuito de eliminar essa doença que ainda é uma grande preocupação em saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo