Secretaria de Saúde de Maceió apresenta medidas para conter aumento de casos de meningite na capital.

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) está adotando medidas para conter o aumento de casos de meningite na capital. A secretária em exercício, Bruna Monteiro, apresentou ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) o Plano de Enfrentamento do Surto de Doenças Meningocócicas, que está em andamento.

Durante a reunião, Bruna Monteiro destacou algumas ações que já estão sendo realizadas pela Vigilância Epidemiológica para combater a meningite. Entre elas estão as orientações em escolas e a implantação da quimioprofilaxia ampliada para contatos de casos confirmados. Além disso, médicos têm dado apoio direto para discutir os casos e profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) têm recebido capacitação para identificar os sintomas da doença precocemente.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde em agosto deste ano identificou que o pico dos casos de meningite em Maceió ocorreu em junho de 2023 nos bairros Benedito Bentes e Jacintinho. Com base nas recomendações do órgão, estão sendo adotadas medidas adicionais para conter o aumento de casos.

Entre essas medidas, está a antecipação da campanha de multivacinação e a ampliação da disponibilização de vacinas para locais extramuros. Também foi disponibilizada uma ambulância exclusiva para o transporte de pacientes com suspeita ou diagnóstico de meningite, além da realização de campanhas de conscientização em escolas e da atualização do protocolo de manejo clínico.

A secretária de Saúde em exercício ressaltou que está sendo melhorado o esquema de coleta de sangue para hemocultura nas UPAs e estão sendo adquiridos insumos para a realização da cultura no Laboratório de Análises Clínicas de Maceió. O objetivo é agilizar o atendimento aos casos de meningite e evitar o agravamento da doença.

Após a apresentação, os Conselheiros de Saúde tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o andamento do Plano de Enfrentamento e aspectos clínicos da doença. Uma médica infectologista da Vigilância em Saúde sanou as dúvidas dos presentes, auxiliando na elaboração de estratégias cada vez mais eficientes para cuidar da população.

Além disso, durante a reunião também foi apresentado o funcionamento da unidade de telessaúde do Parque dos Caetés, que é a primeira no município a contar com esse modelo. A subsecretária de Atenção Primária, Roberta Borges, informou que o equipamento já realizou mais de 3.600 atendimentos através da telemedicina.

O modelo de telemedicina adotado no Parque dos Caetés tem sido um sucesso e há planos de implantar esse modelo em outros locais com características semelhantes. Isso visa aumentar a eficiência dos atendimentos e facilitar o acesso aos serviços de saúde na capital.

A Secretaria de Saúde de Maceió está empenhada em combater a meningite e fornecer um atendimento de qualidade à população. As medidas adotadas visam controlar o surto da doença e garantir a segurança e bem-estar dos moradores da cidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo