SAÚDE – Vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado em 15 estados e Distrito Federal; Mais de 90 pontos de imunização no DF.

Neste sábado (13), acontecerá o Dia D de vacinação contra a gripe em diversos estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal e mais 15 estados. A campanha teve início em março e tem como meta vacinar 75 milhões de pessoas. A vacina disponível em 2024 protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B.

De acordo com informações levantadas pela Agência Brasil, a mobilização ocorrerá em locais estratégicos em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, entre outros. O Ministério da Saúde orienta que os interessados consultem os sites e redes sociais das secretarias estaduais de saúde para verificar os locais e horários de aplicação da vacina.

Os grupos prioritários para receber a vacina são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Mesmo aqueles que foram imunizados no ano anterior devem se vacinar novamente, pois a vacinação é anual. Crianças que estão recebendo a vacina pela primeira vez precisam de uma segunda dose após 30 dias.

No Distrito Federal, mais de 90 pontos de imunização estarão abertos durante o Dia D de Vacinação contra a gripe, oferecendo além da vacina contra a influenza, imunizantes contra a dengue, covid-19 e outras doenças. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal destaca a importância de ampliar as coberturas vacinais, aproveitando a mobilização nacional. A população terá acesso a essas vacinas nos postos de saúde, escolas e até mesmo em esquema de drive-thru.

Em cada local, uma equipe estará disponível para orientar os cidadãos sobre os imunizantes disponíveis, que incluem doses contra hepatite, sarampo, febre amarela, entre outras. Crianças e adolescentes também poderão receber a vacina contra a dengue, desde que tenha se passado seis meses desde o diagnóstico da doença. Vale ressaltar que a BCG não estará disponível para aplicação neste sábado. Outras vacinas, como contra o HPV e tríplice viral, também serão oferecidas.

Até o momento, o Distrito Federal já distribuiu mais de 52.280 doses da vacina contra a dengue desde o início da campanha em fevereiro. A vacinação é fundamental para proteger a população contra doenças e garantir a saúde pública, por isso é importante seguir as recomendações das autoridades de saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo