SAÚDE – “Sociedade Brasileira de Pediatria lança Cartilha de Desenvolvimento para identificação precoce de atrasos neurodesenvolvimentais em crianças”

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), está lançando uma importante iniciativa para profissionais da área e para pais de crianças de 2 meses a 5 anos. Trata-se da Cartilha de Desenvolvimento, um material elaborado pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos, e traduzido para o português por pediatras da SBP.

Segundo a presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, Liubiana Arantes de Araújo, a cartilha tem como objetivo informar sobre os marcos de desenvolvimento esperados para cada faixa etária, auxiliando na identificação precoce de possíveis atrasos no neurodesenvolvimento das crianças. Dessa forma, os pais e profissionais de saúde poderão atuar rapidamente em casos de detecção de atrasos, garantindo um acompanhamento eficaz desde cedo.

A cartilha, disponível em 28 páginas, traz descrições detalhadas dos marcos de desenvolvimento em diferentes idades da criança, desde os 2 meses até os 5 anos. A ideia é que os pais possam marcar as conquistas dos seus filhos e levar o questionário preenchido para as consultas com o pediatra, permitindo uma análise mais precisa do desenvolvimento da criança e orientações adequadas.

A importância dessas informações vai além das fronteiras, visto que os marcos de desenvolvimento são universais e se aplicam a crianças de diferentes regiões do mundo. A genética determina o potencial de desenvolvimento de cada criança, sendo influenciada pelo ambiente em que ela vive. Com estímulos adequados, boa nutrição e cuidados com a saúde, é possível que todas as crianças alcancem seu pleno potencial, independentemente do país em que nasceram.

A Cartilha de Desenvolvimento é uma ferramenta educativa essencial para os pediatras de todo o Brasil, que poderão utilizá-la para entender melhor o desenvolvimento infantil, realizar avaliações precisas e orientar os pais em casos de atrasos. O documento estará disponível no site da SBP nas próximas semanas, visando garantir informações de qualidade para todos os pais do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo