SAÚDE – Ministério da Saúde amplia distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) a distribuição da vacina contra a dengue para mais 154 municípios brasileiros. Com isso, o total de cidades contempladas chega a 675, com doses disponíveis para a imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede pública de saúde.

A decisão de ampliar a distribuição foi baseada na necessidade de utilizar as doses que estavam próximas do vencimento, previsto para 30 de abril. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 668 mil doses estão prestes a expirar. O diretor do Departamento de Emergência em Saúde Pública, Márcio Garcia, enfatizou a importância de evitar o desperdício e garantir que as vacinas sejam aplicadas.

Até o momento, mais de 1,2 milhão de doses foram enviadas aos estados e municípios, com mais de 534 mil doses registradas como aplicadas. No entanto, cerca de 700 mil doses ainda não foram registradas, e 13 municípios que receberam a vacina não enviaram os dados para o governo federal.

Para viabilizar a distribuição das doses próximas do vencimento, o Ministério da Saúde optou por remanejar as doses para os municípios que ainda não foram contemplados. A redistribuição será feita dentro dos estados, exceto no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul, que já foram contemplados integralmente.

Além disso, o Ministério da Saúde recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina contra a dengue, sendo a primeira compra do produto. Parte dessas doses será destinada para repor as vacinas remanejadas e garantir a continuidade da imunização nos municípios. A distribuição seguirá a lista pactuada com representações de estados e municípios, visando a cobertura de mais 154 localidades na vacinação contra a dengue.

Assim, a estratégia do Ministério da Saúde é assegurar que as doses sejam adequadamente utilizadas e que a vacinação contra a dengue seja ampliada para mais regiões do país, contribuindo para o enfrentamento da doença e a proteção da população mais jovem.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo