SAÚDE – Mais um morcego com vírus da raiva é encontrado na capital paulista, aumentando preocupações com a saúde pública.

Na manhã de hoje, mais um caso de morcego com vírus da raiva foi registrado na capital paulista. Dessa vez, o animal foi encontrado no bairro da Lapa, localizado na zona oeste de São Paulo. Este já é o quarto caso deste ano na cidade, superando os três casos registrados no ano anterior.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, até o momento, não houve identificação de casos secundários relacionados a esse morcego em outros animais. A raiva é uma doença viral fatal que pode ser transmitida para os seres humanos através de mordidas ou arranhões de animais contaminados, seja de animais domésticos ou dos próprios morcegos.

Em caso de ataque por um animal suspeito de raiva, a orientação é procurar uma unidade de saúde imediatamente para receber a vacina ou soro antirrábico. Os sintomas da doença nos animais incluem salivação excessiva, mudança de comportamento repentino, alterações nos hábitos alimentares e paralisia nas patas traseiras, entre outros sinais. Cães podem desenvolver um uivo rouco, enquanto os morcegos tendem a mudar seus hábitos e serem encontrados durante o dia em locais atípicos.

Portanto, é importante que a população esteja atenta e, caso veja um morcego voando em horários e locais não habituais, entre em contato com o serviço da prefeitura através do telefone 156 para acionar a equipe de Vigilância de Zoonoses. A prevenção e a rápida identificação de casos de raiva em animais são fundamentais para evitar a propagação da doença e proteger a saúde pública.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo