SAÚDE – Fiocruz lança concurso nacional para projeto arquitetônico e paisagístico do memorial sobre a Covid-19 no Rio de Janeiro.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, nesta sexta-feira (26), o lançamento de um concurso nacional para a contratação de um projeto arquitetônico e paisagístico para o futuro memorial da covid-19. O anúncio foi feito na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil do Rio de Janeiro (IAB-RJ), localizado no Flamengo, zona sul da cidade.

O concurso será supervisionado pelo Departamento Rio de Janeiro do IAB-RJ, entidade profissional que representa os arquitetos no país. O edital estará disponível no site do concurso a partir do dia 19 de fevereiro, onde também serão realizadas as inscrições e submissões de propostas. O valor total dos prêmios distribuídos será de R$ 40 mil, contemplando os três melhores projetos.

Os autores do projeto vencedor serão contratados para desenvolver o projeto executivo do memorial, com um contrato estimado em R$ 1,5 milhão. O concurso estará aberto a arquitetas e urbanistas registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, podendo participar individualmente ou em equipe, de acordo com as especificações do edital.

O chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fiocruz, Renato da Gama-Rosa, ressaltou a importância de soluções inovadoras e criativas para atender as necessidades do projeto. Ele destacou que o memorial não deve se limitar a ser apenas uma homenagem às ações da Fiocruz durante a pandemia, mas sim abordar as múltiplas vivências e desafios enfrentados durante esse período histórico.

O futuro memorial ocupará uma área de 3.380 metros quadrados próximo à entrada principal da Fiocruz, em Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro. Devido à significativa importância histórica e cultural do local, as propostas deverão seguir as recomendações dos órgãos de preservação. Gama-Rosa ressaltou que o objetivo do memorial é homenagear as vítimas da pandemia e promover uma reflexão sobre esse momento histórico.

Com o lançamento do concurso, a Fiocruz dá um importante passo na busca por um projeto que represente de forma significativa o impacto da pandemia de covid-19, honrando aqueles que foram afetados e relembrando esse momento crucial na história contemporânea.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo