SAÚDE – Fiocruz alerta para aumento de casos de SRAG na Região Norte e recomenda cuidados no carnaval em meio à pandemia.

O Boletim Infogripe divulgado nesta quinta-feira (8) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traz um alerta para o contínuo aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na Região Norte e recomenda redobrar os cuidados contra a covid-19, especialmente no Amazonas e em Tocantins, durante o carnaval. Já o cenário nacional é de queda ou estabilidade nos casos, mas pessoas com sintomas gripais também devem evitar aglomerações no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo o coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, pessoas do grupo de risco para agravamento da covid-19, como os idosos, devem evitar as festas de carnaval nos estados do Norte e em Mato Grosso. Ele recomenda que a população do grupo de risco não brinque o carnaval este ano, mas que permaneçam em casa, assistam aos desfiles pela TV e evitem exposição desnecessária, que pode resultar em um caso grave da doença. Gomes ressalta que o carnaval é um período de muita aglomeração e que isso traz um risco muito grande de infecção, mesmo em ambientes abertos e bem arejados.

A Fiocruz aponta que Amazonas, Pará, Tocantins e Mato Grosso têm apresentado um aumento claro de SRAG por Covid-19, com sintomas respiratórios mais graves que costumam causar hospitalização. No Pará, apesar da desaceleração do crescimento em idosos, o aumento de casos se mantém em crianças e jovens adultos. Além disso, Acre e Rondônia também apresentam sinais de crescimento nos casos de SRAG.

Para o restante do país, a recomendação é evitar a folia em caso de sintomas gripais, a fim de não expor o restante da população. O coordenador do InfoGripe alerta que, mesmo com a presença do vírus influenza, é fundamental preservar a saúde da população em geral, evitando aglomerações e exposição desnecessária.

Portanto, diante do cenário de aumento de casos de SRAG por Covid-19 em diversas regiões do país, é fundamental seguir as recomendações das autoridades de saúde e evitar aglomerações, especialmente durante o período de carnaval. A conscientização e a proteção da população, em especial dos grupos de risco, são essenciais para o controle da pandemia e para a manutenção da saúde e do bem-estar de todos. Por isso, é fundamental seguir as orientações dos especialistas e tomar os devidos cuidados para reduzir o risco de contágio e propagação do vírus.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo