SAÚDE – “Feriado de Finados: Governo de São Paulo pede doação de sangue para evitar desabastecimento nos bancos de sangue”

O governo de São Paulo está fazendo um apelo à população para que faça doações de sangue antes do feriado prolongado do Dia de Finados, comemorado no dia 2 de novembro. A Fundação Pró-Sangue, responsável pelo abastecimento dos bancos de sangue do estado, está enfrentando uma situação crítica em relação aos estoques de sangue dos tipos O+ e O-, que estão em nível crítico. Isso significa que a quantidade disponível é suficiente para atender pacientes por apenas dois dias, em média. Além disso, os tipos A- e B- estão em alerta, pois há risco de desabastecimento.

A diretora de Relações Externas e Intercâmbios da entidade, Carla Luana, alerta para o fato de que, em feriados, os estoques tendem a cair entre 30% e 40%. Por isso, é fundamental que as pessoas compareçam aos hemocentros antes dos feriados. Uma única doação de sangue pode beneficiar pelo menos três pacientes. A bolsa de concentrado de hemácias tem validade de 42 dias e o plasma, de pelo menos um ano.

A Fundação Pró-Sangue coleta e processa aproximadamente 10 mil bolsas de sangue mensalmente. Essas bolsas são destinadas ao atendimento de mais de 80 instituições públicas de saúde da rede estadual. Alguns dos hospitais que recebem o sangue coletado são o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

Para ser um doador, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como ter boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (com a primeira doação realizada até os 60 anos), pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado, estar alimentado (sem ter feito uma refeição gordurosa nas últimas quatro horas) e apresentar documento original com foto recente.

Existem também alguns impedimentos temporários, como estar resfriado (deve-se aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas), estar grávida ou amamentando, ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação, estar em situações de maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, ter realizado exames endoscópicos, extração dentária ou cirurgias com anestesia geral, ter tomado vacinas recentemente ou ter feito viagens recentes.

Por outro lado, existem impedimentos definitivos para a doação de sangue, como ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, HIV e doença de Chagas, e ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis.

Todos os requisitos podem ser consultados no site www.prosangue.sp.gov.br, onde também é possível encontrar informações sobre os horários de atendimento dos postos de coleta. É importante lembrar que a doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas, principalmente em períodos críticos como o feriado prolongado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo