SAÚDE – Epidemia de dengue no Brasil: mais de 1,68 milhão de casos em menos de três meses, alerta Ministério da Saúde

Em um cenário preocupante, o Brasil já contabiliza um número alarmante de casos prováveis de dengue em um curto espaço de tempo neste ano. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o país registrou 1,68 milhão de casos até o momento, ultrapassando o total de 2023, que foi de 1,66 milhão.

O que mais preocupa as autoridades de saúde é o fato de que, em menos de três meses, o número de casos prováveis de dengue já ultrapassou significativamente o registro do mesmo período do ano anterior. Além disso, houve um aumento considerável no número de mortes, sendo 513 óbitos registrados até o momento, apesar de ainda não ter ultrapassado o total de 1.094 mortes registradas ao longo de todo o ano passado.

A letalidade da dengue neste período de 2024 ainda pode aumentar, pois há 903 óbitos sob investigação. Outro dado alarmante é que a maioria dos casos prováveis da doença atinge as mulheres, representando 55,5% do total.

No que se refere à incidência da dengue nas diferentes regiões do país, o Distrito Federal lidera com 5.044 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.809 por 100 mil) e Espírito Santo (1.730 por 100 mil). Por outro lado, os estados com menores índices de incidência são o Maranhão (44 por 100 mil), Pernambuco (85 por 100 mil) e Piauí (87 por 100 mil).

Diante desse panorama preocupante, é essencial que medidas de prevenção e controle da dengue sejam intensificadas em todo o país, a fim de evitar o aumento de casos e óbitos pela doença. A população também precisa estar atenta aos sintomas da dengue e buscar ajuda médica ao menor sinal da doença.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo