SAÚDE – Dia D de Vacinação contra a gripe imuniza 92 municípios do Rio de Janeiro em busca de ampliar cobertura vacinal e proteção.

No próximo sábado (13), todos os 92 municípios do Rio de Janeiro estarão mobilizados para o Dia D de Vacinação contra a gripe. A Secretaria de Estado de Saúde anunciou que a expectativa é aplicar 2 milhões de doses da vacina nos 2.118 pontos de vacinação espalhados pelo estado, que funcionarão das 8h às 17h.

Os grupos prioritários para receber a vacina são os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e puérperas. A vacina oferecida é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

É importante ressaltar que para receber a imunização é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.

A campanha de vacinação teve início no dia 25 de março e seguirá até o dia 31 de maio, com o objetivo de atingir 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, o que equivale a 6,7 milhões de pessoas no estado. Em 2023, o Rio de Janeiro alcançou uma cobertura vacinal de 53,44%.

A secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, enfatizou a importância do Dia D para aumentar a imunização contra a gripe e reduzir a transmissão dos vírus, evitando hospitalizações, complicações e óbitos. Mello também ressaltou a segurança da vacina e sua distribuição gratuita para toda a população.

Estudos apontam que a vacinação contra a gripe pode reduzir significativamente as hospitalizações por pneumonias, a mortalidade global e as doenças relacionadas à influenza.

Em relação à vacinação, crianças de 6 meses a 9 anos que nunca foram vacinadas devem receber duas doses com intervalo de um mês, enquanto aquelas que já foram vacinadas anteriormente necessitam apenas de uma dose anual.

Indivíduos diagnosticados com dengue, quadros infecciosos ou febris devem aguardar 15 a 20 dias para receber a vacina. Já os infectados com Covid-19 precisam esperar 28 dias.

Na capital, mais de 600 postos de vacinação estarão disponíveis nas unidades de Atenção Primária, além de locais como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings e escolas. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância da vacinação prévia ao período de pico da doença, que ocorre nos meses de julho e agosto.

Além da vacinação, haverá atividades culturais e de entretenimento em diversos pontos da cidade, como apresentações de percussão, rodas de samba e shows, visando incentivar a participação da população e garantir a proteção contra a gripe antes da chegada do inverno.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo