SAÚDE – Dia D de Mobilização Contra a Dengue reúne gestores, profissionais da saúde e população em ações preventivas em todo o país.

Neste sábado (2), gestores estaduais, municipais, profissionais da saúde e diversos outros atores se mobilizaram em todo o país para conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção da dengue e da eliminação dos focos do Aedes aegypti no Dia D de Mobilização Contra a Dengue.

A ação contou com a participação ativa de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários, que atuaram como porta-vozes no combate ao mosquito transmissor da doença.

Durante o dia, foi ressaltada a importância de dedicar apenas dez minutos para realizar ações simples, como garantir o fechamento adequado de caixas d’água, colocar areia nos vasos de planta, amarrar bem os sacos de lixo, limpar as calhas, evitar o acúmulo de pneus, sucatas e entulhos, além de esvaziar garrafas PET, potes e vasos.

Diversos estados brasileiros promoveram ações específicas no Dia D de Mobilização Contra a Dengue. Em Alagoas, foram realizadas atividades de orientação para a população sobre medidas preventivas e eliminação de criadouros do mosquito. Na Bahia, houve visitas domiciliares em comunidades com alta incidência de dengue para vistorias e conscientização.

O Distrito Federal promoveu uma mobilização no bairro Sol Nascente, em Ceilândia, com vistorias domiciliares, enquanto no Espírito Santo foram realizadas ações de limpeza, recolhimento de entulhos e visitas domiciliares para identificar criadouros.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, marcou presença no município de Serra (ES) durante o Dia D de Mobilização Contra a Dengue, acompanhando as atividades realizadas na Unidade Regional de Feu Rosa. A visita da ministra foi transmitida ao vivo no canal do Ministério da Saúde no Youtube.

No decorrer do Dia D, foram realizadas ações educativas, de vistoria e conscientização em diversos estados, com o objetivo de mobilizar a população e reforçar a importância do combate à dengue e à proliferação do Aedes aegypti.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo