SAÚDE – CFQ alerta sobre riscos de pragas e vetores em alagamentos e apresenta cartilha de prevenção para a população.

A previsão de novos temporais e enchentes por todo o país preocupou o Conselho Federal de Química (CFQ), que elaborou uma cartilha para alertar a população sobre como evitar e controlar o surgimento de pragas em casa. A cartilha, que pode ser acessada em formato digital no site do CFQ, é uma parceria com a Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag), o Sindicato das Empresas de Controle de Vetores e Pragas Urbanas (Sindprag) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla).

Segundo o conselheiro Ubiracir Lima, do CFQ, a população brasileira enfrenta problemas resultantes de chuvas intensas, como dificuldade de escoamento e problemas sanitários, que podem provocar uma série de agravos à saúde. Ele alertou para o cuidado com a água, alimentos e a própria higiene em situações de emergência. Enfatizou ainda que muitas doenças podem ser transmitidas em situações de alagamentos e inundações, como leptospirose, hepatite, tétano e viroses.

Além disso, Lima indicou que é fundamental conferir se os produtos desinfetantes usados foram regulados pela Anvisa, antes de utilizá-los. Ele ressaltou que a própria água sanitária e o sabão podem ser utilizados como desinfetantes de baixo custo em situações de emergência devido a alagamentos.

Para a higienização e desinfecção de água para consumo, Lima recomendou filtrar a água com pano, ferver por alguns minutos e adicionar algumas gotas de água sanitária por litro. Já para a limpeza de pisos, paredes e objetos, ele sugeriu o uso de água sanitária e sabão em maior concentração, além do contato com água e sabão em abundância.

O conselheiro do CFQ também alertou para a importância de evitar amontoados de madeiras e resíduos orgânicos, que podem atrair vetores e pragas urbanos. Além disso, recomendou o descarte de materiais que absorvem água em casos de enchurradas.

Lima ressaltou que a cartilha elaborada em parceria com outras entidades traz estratégias e cuidados necessários para evitar infestações de pragas e vetores urbanos, em uma linguagem simples e acessível, semelhante a histórias em quadrinhos. Ele enfatizou que a prevenção é fundamental e que as autoridades deveriam montar campanhas prévias para enfrentar a temporada de chuvas, afim de evitar agravos à saúde que ocorrem anualmente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo