SAÚDE – Aumento de casos de SRAG em crianças, jovens e adultos em todo o país preocupa especialistas da saúde.

O boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira revelou um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, jovens e adultos em todo o país. Diversos vírus respiratórios, como influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, estão contribuindo para esse panorama preocupante.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, há uma tendência de queda de casos de SRAG em pessoas acima de 50 anos devido à diminuição dos casos de Covid-19 em algumas regiões do país, como Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Entretanto, o crescimento de casos de SRAG causados por outros vírus respiratórios, especialmente o influenza A, está em ascensão nessa faixa etária.

Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, apesar da estabilidade no total de novas internações por SRAG, a queda de casos de Covid-19 tem mascarado o aumento de internações por outros vírus respiratórios. Em relação às crianças, tem sido observado um aumento expressivo de SRAG, principalmente causado pelo VSR e rinovírus.

A importância dos cuidados e da prevenção também foi ressaltada pelo pesquisador, que destacou a necessidade de buscar assistência médica em casos de infecções respiratórias, sintomas de gripe e resfriados, além da importância da vacinação contra a gripe.

Em relação à mortalidade, a incidência de SRAG por Covid-19 ainda é mais impactante em crianças até dois anos e idosos a partir de 65 anos. O aumento da circulação do VSR tem gerado um crescimento expressivo de SRAG em crianças pequenas, superando os casos associados à Covid-19 nessa faixa etária.

No total, 23 capitais do país apresentaram crescimento nos casos de SRAG, o que reforça a necessidade de medidas preventivas e cuidados redobrados, principalmente em tempos de pandemia. A população deve estar atenta aos sintomas respiratórios e seguir as orientações das autoridades de saúde para controlar a propagação desses vírus.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo