São João – Equatorial dá dicas para festas juninas com energia elétrica e segurança em Alagoas

A alegria e animação das festas juninas voltaram a marcar o mês de junho e para contribuir com celebrações seguras e com mais energia, a Equatorial Alagoas listou algumas dicas para que a população alagoana possa aproveitar as festas em homenagem aos Três Santos, Santo Antônio (13), São João (23) e São Pedro (29), evitando acidentes envolvendo a eletricidade com atitudes simples que fazem toda a diferença.

Segundo o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, o primeiro ponto que merece atenção neste período, está relacionando aos adereços de ornamentação como bandeirinhas e balões que são colocados em ruas e praças.

“Infelizmente muitas pessoas ainda possuem esse hábito e é importante reforçar que a decoração junina não deve ser instalada nas estruturas da rede elétrica como os postes e fiações. E mesmo quando for fixada em outros locais, deve-se usar para decoração, preferencialmente, produtos com materiais isolantes, para evitar que conduzam energia, em caso de contato com a rede elétrica, o que pode provocar incêndios”.

Na hora de reunir os amigos e familiares para festejar no interior das residências, a recomendação no especialista é evitar o uso de extensões ou benjamins (o popular “T”) e, em caso de necessidade de ligar mais de um aparelho na tomada, o correto e mais seguro é utilizar os filtros de linha.

Outro ponto que deve ser levado em consideração, é a montagem de aparelhos de som e iluminação em varandas, jardim ou quintal. “Por serem áreas abertas, ficam expostas as ações climáticas, o que pode levar o contato acidental da água da chuva com os equipamentos e extensões”, alerta o especialista.

Montagem de fogueira e manuseio de artefatos

Quanto a montagem de fogueira, Bruno destaca que a recomendação é que não sejam acesas próximas da rede elétrica, pois podem danificar cabos e estruturas por conta do fogo e excesso de calor. Por estes motivos, a montagem deve ser feita com uma distância segura da rede elétrica. O executivo reforça ainda, que em caso de utilização de fogos de artifícios, jamais se deve soltar em direção de postes e fiações, é fundamental também manter uma distância segura.

“Sabemos que a prática da montagem de fogueiras e uso de artefatos são típicas deste período. Entretanto, é importante que os alagoanos tenham cautela e responsabilidade na hora de soltar os fogos de artifício também.  Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis”, reforça Pimentel.

O que fazer em caso de acidentes?

O executivo também chama atenção da população é sobre como proceder em caso de acidentes. “Caso venha a acontecer algum acidente ou emergência com a rede elétrica, isole a área e ligue imediatamente para a distribuidora pelo telefone 0800 082 0196, para o Corpo de Bombeiros no 193 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no 192”, finalizou.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo