Representantes da Vigilância em Saúde se reúnem com Conselho Regional de Medicina para combater a meningite em Maceió.

Na tarde da última segunda-feira (23), representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde reuniram-se com o presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), Fernando Pedrosa, para discutir a participação e adesão dos profissionais médicos nas capacitações promovidas pelo município de Maceió para combater a meningite.

O objetivo do encontro foi alinhar as ações de diagnóstico precoce e vigilância da doença, visando a prevenção de casos secundários e óbitos. Durante a reunião, também foi discutido o processo de troca de informações com os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que os casos suspeitos sejam notificados imediatamente à Vigilância em Saúde.

Natália Sá, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, destacou a importância dessas reuniões para reforçar os fluxos e rotinas de informação, garantindo que as medidas propostas no plano de contenção do município sejam seguidas. Entre essas medidas estão a quimioprofilaxia adequada, que interrompe a cadeia de transmissão da doença, e a prevenção de casos secundários.

Maceió já vinha adotando as recomendações do Ministério da Saúde desde a publicação do estudo sobre os casos de meningite em junho de 2023. Agora, o município continua fortalecendo suas ações de forma contínua, atendendo a todas as medidas solicitadas.

Uma das medidas adotadas foi a antecipação da campanha de multivacinação, que tem o objetivo de atualizar o calendário vacinal de crianças e adolescentes. Além disso, foram realizadas ações de educação em saúde, vacinação em escolas e atualização de protocolos de manejo clínico.

Para garantir a eficácia dessas medidas, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e das UPAs estão recebendo constantes sensibilizações e capacitações, visando proporcionar um atendimento de qualidade e prevenir a disseminação da doença.

O plano de enfrentamento da meningite em Maceió está em pleno desenvolvimento, com reuniões estratégicas e medidas efetivas sendo adotadas. A expectativa é de que, com a participação e adesão dos profissionais da saúde, seja possível controlar a doença e evitar novos casos e óbitos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo