Reforço da Sesau: Calendário Vacinal deve ser Mantido Atualizado para Evitar Surto de Sarampo em Alagoas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, faz um alerta à população sobre a importância de manter o calendário vacinal sempre atualizado. O objetivo é evitar a reintrodução de doenças graves, como o sarampo, em território alagoano. As autoridades de saúde pública no estado advertem que metade do mundo está em alto risco para um surto de sarampo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

É crucial ressaltar que as vacinas contra o sarampo estão disponíveis nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina tríplice viral, que também protege contra a caxumba e rubéola. A enfermeira Alana Nunes, do Programa Estadual de Combate às Doenças Imunopreveníveis, explicou que a vacina tríplice viral deve ser administrada em duas doses: a primeira a partir dos 12 meses de idade e a segunda com um ano e três meses. Adultos de 20 a 29 anos que não foram imunizados devem receber as duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações. Já os adultos de 30 a 59 anos devem receber apenas uma dose.

O sarampo é uma doença grave causada por vírus, que pode levar à morte. Os sintomas incluem manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos e mal-estar intenso.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), foram confirmados 49 casos de sarampo em Alagoas entre 2019 e 2021, sem registro de óbitos pela doença. Em 2022, 2023, e 2024, não houve registro de casos. A transmissão ocorre por via aérea, através da tosse, espirro, fala e respiração, sendo altamente contagiosa. A prevenção do sarampo é feita por meio da vacinação, reforçando a importância de procurar os postos de vacinação mais próximos e levar as crianças para serem imunizadas, seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo