Quatro pessoas se afogaram na Praia de Cruz das Almas nesse domingo (13)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas foi acionado para um afogamento de quatro vítimas na Praia de Cruz das Almas, em Maceió. O Samu Alagoas liberou para a ocorrência desse domingo (13) a equipe aeromédica, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade de Suporte Básico (USB).

A ligação entrou no sistema 192 do Samu Alagoas às 16h53, informando sobre o afogamento de quatro pessoas do sexo masculino. Quando os socorristas chegaram no local da ocorrência, todas as vítimas já tinham sido retiradas da água pelos guarda vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

De acordo com Claubiano Moura, médico do serviço aeromédico, foi feita uma rápida avaliação dos pacientes e constatado que um deles, um homem de 56 anos, apresentava um grau seis de afogamento, quando a vítima entra em parada cardiorrespiratória (PCR).

“Assim que identificamos que o paciente estava em PCR, iniciamos imediatamente com a massagem cardíaca, por aproximadamente uns 15 minutos. Fizemos o uso de um desfibrilador cardíaco, intubação orotraqueal e administração de drogas para reverter o quadro da vítima, ainda na areia da praia. Após a estabilização, passamos o paciente para a nossa USA, que realizou o transporte para o HGE [Hospital Geral do Estado]”, relatou o médico.

As outras três vítimas, dois adolescentes de 14 anos e um homem de 43 anos, foram avaliados no local. Um dos garotos e o homem foram levados pelo CBMAL para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O outro adolescente apresentou um afogamento de grau três, foi estabilizado e encaminhado para o HGE pelos profissionais do CBMAL.

Segundo boletim de atendimento do HGE, as duas vítimas se encontram na área vermelha clínica da unidade de saúde. O adolescente está estável e a vítima que sofreu a PCR continua em estado grave, respirando com ajuda de aparelhos.




Botão Voltar ao topo