Putin garante que Rússia não invadirá Polônia ou outras regiões além da Ucrânia em entrevista a jornalista americano.

Em uma entrevista exclusiva concedida ao jornalista americano Tucker Carlson, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez declarações polêmicas sobre as relações do país com a Ucrânia e com o ocidente em geral.

Putin afirmou categoricamente que o exército russo não tem intenção de invadir a Polônia ou qualquer outro território além da Ucrânia, a menos que a Rússia seja atacada previamente. Segundo o líder russo, a única situação em que isso poderia ocorrer seria como retaliação a um ataque por parte de outros países.

Além disso, Putin aproveitou a entrevista para fazer um apelo aos Estados Unidos, sugerindo que apoiem um acordo em que a Ucrânia concorde em ceder parte de seu território à Rússia. O presidente enfatizou a importância de respeitar os interesses russos e sua legitimidade para buscar soluções para a região.

Em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Putin afirmou que a entidade e seus líderes estão cada vez mais conscientes de que o exército russo não irá recuar. Por essa razão, o presidente enfatizou a necessidade de buscar a paz por meio de acordos entre as partes envolvidas.

Outro ponto destacado na entrevista foi a visão de Putin em relação ao ocidente, que ele afirmou não enxergar como inimigo. Além disso, o presidente surpreendeu ao afirmar que estaria disposto a liberar o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, que está detido na Rússia sob a acusação de espionagem. As condições para a liberação de Gershkovich envolveriam negociações com os Estados Unidos para a troca de prisioneiros russos detidos no país.

A entrevista de mais de duas horas com o jornalista americano trouxe à tona diversas questões relacionadas à política externa russa e às relações com o ocidente. As declarações de Putin certamente gerarão intensos debates e análises por parte dos especialistas e líderes políticos ao redor do mundo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo