Próximo fim de semana terá ocorrência de chuva forte e temporais em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Após uma semana de intenso calor, o próximo fim de semana promete ser de chuvas fortes em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no domingo (19), está previsto um volume de chuva em 24 horas que pode ultrapassar os 100 milímetros em algumas áreas.

O calor intenso, aliado ao aumento da umidade e ventos fortes, irá potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em São Paulo, no Triângulo Mineiro e na faixa oeste e sul de Minas Gerais, além do Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Para o sábado (18), a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste pode resultar em temporais com rajadas de vento que podem variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Já para o domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do país devido ao aumento da umidade no continente, juntamente com uma atmosfera fortemente quente, úmida e instável.

Entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão aponta a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, na faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, no sul de Minas Gerais, na região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

O fenômeno meteorológico é parte de um padrão climático típico desta época do ano, mas requer atenção por parte das autoridades e da população, devido aos riscos que temporais e chuvas intensas podem representar, como alagamentos, deslizamentos de terra, falta de energia elétrica e problemas no abastecimento de água, como já ocorreu em São Paulo e no Rio de Janeiro recentemente.

Dessa forma, é importante que a população esteja atenta aos alertas emitidos pelos órgãos de meteorologia e esteja preparada para possíveis impactos decorrentes das chuvas previstas para o próximo fim de semana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo