Projeto de Lei 780/24 propõe retomada de obras de saneamento básico paralisadas: proposta em análise na Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 780/24, de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO), está em análise na Câmara dos Deputados e visa autorizar a retomada de obras e serviços de engenharia paralisados ou inacabados na área de saneamento básico. A proposta engloba projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de recursos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, financiados com recursos federais.

De acordo com a deputada Morais, a intenção do PL 780/24 é ampliar as medidas previstas em lei para o saneamento básico, permitindo a participação na repactuação dos valores das obras, desde que sob determinadas condições. A parlamentar enfatiza que o projeto contribuirá para levar água potável e esgotamento sanitário para milhares de brasileiros que ainda não têm acesso a esses serviços essenciais.

Além disso, o texto da deputada define que a retomada das obras e dos serviços será regulamentada por meio de decreto pelo presidente da República. Essas novas regras são inseridas na Lei 14.719/23, que instituiu um pacto nacional de retomada de aproximadamente 3,5 mil obras e serviços de engenharia, principalmente em escolas e unidades de saúde.

O próximo passo para o projeto é sua análise nas comissões de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Essa tramitação permitirá que o PL 780/24 avance para as etapas seguintes do processo legislativo, de forma a contribuir efetivamente para a melhoria da infraestrutura de saneamento básico no país.

Com a possível aprovação do projeto, milhares de obras paralisadas ou inacabadas nessa área poderão ser retomadas, beneficiando a população que mais necessita desses serviços essenciais para a promoção da saúde e da qualidade de vida.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo