Projeto Criança Alfabetizada beneficiará 80 mil crianças alagoanas em parceria entre Governo Estadual, municípios e Governo Federal.

O Governo de Alagoas em parceria com os municípios alagoanos e o Governo Federal lançaram a edição 2024 do Programa Criança Alfabetizada/Renalfa, com o objetivo de beneficiar 80 mil crianças alagoanas. O evento de lançamento ocorreu no Centro de Convenções e faz parte das ações integradas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem no estado.

O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa que faz parte do Programa Escola 10 e funciona por meio da colaboração entre o Estado, representado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e os municípios alagoanos. Essa parceria engloba diversas ações, como formações de professores e gestores, oferta de material didático complementar e pagamento de bolsas para articuladores de ensino nas redes municipais.

A Secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou o comprometimento do Governo com a Educação, abrangendo desde a primeira infância até o ensino médio. Segundo ela, as ações do Programa Criança Alfabetizada refletirão positivamente em 80 mil estudantes na fase de letramento. Além disso, a secretária de Educação de Maravilha, Adriana Paulino, destacou a importância da parceria entre Estado e municípios para melhorar os índices educacionais em Alagoas.

Uma novidade deste ano é o apoio da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), ligada ao Ministério da Educação, que destina bolsas de formação para representantes das secretarias de Educação e dirigentes municipais. O articulador da Renalfa em Alagoas e coordenador do Criança Alfabetizada, Daniel Marinho, garantiu que as ações da rede irão complementar o programa estadual, focando na alfabetização de crianças dos 3º, 4º e 5º anos.

O Programa Criança Alfabetizada já apresentou avanços significativos, como a melhoria de 89% nos índices de leitura em 2023 e a entrega de 84 mil kits de livros este ano para trabalhar a leitura e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A parceria entre os diferentes entes públicos promete fortalecer a Educação em Alagoas e garantir uma base sólida de aprendizado para as crianças do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo