PROGRAMA E+ EDUCAÇÃO – Equatorial incentiva o uso seguro e racional de energia e já realizou 138 palestras em escolas, somente esse ano

Expandir o conhecimento sobre energias renováveis, consumo consciente e dicas de segurança para o uso da energia elétrica está entre os pilares da Equatorial Alagoas. Por meio do E+ Educação, programa de Eficiência Energética chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente este ano a Distribuidora já realizou 138 palestras educando mais de 4.500 alunos de escolas da rede pública e privada da capital e do interior do estado.

As ações são realizadas toda semana, em Maceió e outros municípios de Alagoas. Uma das escolas beneficiadas foi o Colégio Interativo, localizado no conjunto Eustáquio Gomes, parte alta da capital. Os estudantes da instituição puderam participar dessa experiência de aprendizado diferenciada. A ação contou com a participação de 297 alunos do ensino fundamental e médio que interagiram durante o encontro, esclarecendo dúvidas e adquirindo novos conhecimentos acerca dos temas abordados pelos instrutores.

Na ocasião, a estudante Clarisse, de 9 anos, contou que o evento foi muito importante e que em sua casa, os cuidados com o desperdício de energia já fazem parte do seu cotidiano. “A palestra foi muito boa e lá em casa minha mãe já faz tudo certinho para economizar energia e também não podemos mexer no celular enquanto ele estiver carregando pois é muito perigoso”, comentou a pequena.

Durante a palestra, os estudantes também aprenderam sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio de lâmpadas, celular, geladeira, chuveiro elétrico, antenas, tv e demais eletrônicos e eletrodomésticos e principalmente como prevenir o contato deles com a água e outros condutores de energia.

“Em cada palestra tentamos alternar ao máximo a forma como transmitir o conteúdo para adaptar os alunos de acordo com a faixa etária a qual eles fazem parte. As crianças por exemplo, são bem participativas e fazem a diferença no que diz respeito à compreensão do conteúdo. O objetivo do projeto é oferecer aos participantes o conhecimento para que sejam multiplicadores do que foi aprendido, levando os novos hábitos para os seus lares”, assegurou a instrutora Nayara Melo.

“No final do evento muitos alunos vêm conversar conosco, para dizer que aprendeu muito e que ao chegar em casa irão chamar a atenção do irmão, do pai ou da mãe, sobre determinados hábitos que citamos durante as palestras, principalmente aqueles que envolvem segurança. Ficamos muito felizes pois o retorno é gratificante inclusive tem casos em que os próprios responsáveis ligam para parabenizar a iniciativa da escola em parceria com a Equatorial”, complementou.

A professora e representante da instituição de ensino, Girlayne Brown, agradeceu a parceria da Equatorial e reforçou que as ações educativas nas escolas são importantíssimas, já que este público ainda está em formação fortalecendo o trabalho principalmente no que tange à prevenção, para formar multiplicadores de boas práticas que podem contribuir com a mudança de comportamento de seus familiares e ainda salvar vidas.

Ao término das orientações, os alunos recebem, ainda, um manual com dicas de economia de energia, ensinando os conceitos de eficiência energética, recomendações básicas para evitar acidentes bem como exemplos que mostram o caminho da energia elétrica até as casas e os seus benefícios.

Também foi disponibilizado na instituição para os pais ou responsáveis dos alunos, a troca de até cinco lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, em funcionamento, por novas luminárias com tecnologia de LED, através do programa de Eficiência Enérgica da Equatorial, que visa incentivar o consumo sustentável de energia.

Além de escolas o programa E + Educação também abrange comunidades, associações e eventos sociais. As instituições que tiverem interesse em receber a ação, poderão entrar em contato por meio do telefone (82) 99932-4846 ou acessar o perfil oficial da Distribuidora nas redes sociais para obter mais informações sobre o programa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo