Programa Desenrola do Procon Maceió oferece renegociação de dívidas em ações itinerantes do Brota na Grota, beneficiando comunidades de difícil acesso.

O programa Desenrola, promovido pelo Procon Maceió, tem possibilitado que pessoas endividadas entre 2019 e 2022 renegociem seus débitos de forma facilitada. A iniciativa tem alcançado comunidades de difícil acesso por meio das ações itinerantes do Brota na Grota, levando atendimento próximo às residências dos moradores.

Nessas ações, a população não só tem a oportunidade de negociar suas dívidas, como também pode fazer denúncias, solicitar assistência técnica e resolver outros problemas relacionados ao consumo. Além disso, uma parceria com a Equatorial tem permitido que a Prefeitura de Maceió leve serviços de atendimento, troca de lâmpadas antigas por LED e parcelamento de dívidas diretamente aos bairros mais distantes da cidade.

Na última sexta-feira (22), o programa esteve em Riacho Doce, onde centenas de moradores puderam receber atendimento. Segundo Teresa Manoela, assessora jurídica do Procon Maceió, cerca de 10 pessoas foram atendidas somente em uma manhã. O foco do órgão é resolver situações em que o consumidor se encontra com produtos danificados sem assistência técnica adequada, ou em casos de cobranças indevidas de empréstimos ou compras.

A iniciativa também proporciona serviços da Equatorial, como solicitação de ligação de energia, troca de titularidade da conta e inclusão em programas de baixa renda. Além disso, são oferecidas trocas de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED, com limite de cinco unidades por contrato, e possibilidade de parcelamento com descontos especiais.

O Brota na Grota também tem levado serviços do Sine Maceió à população, permitindo que pessoas como Janaína Souza de Melo, moradora de Riacho Doce, tenham acesso à informações sobre oportunidades de emprego. Ela também foi atendida por um médico clínico geral e conseguiu agendar a castração de sua cadela, além de receber orientações sobre o mercado de trabalho.

Outra beneficiada foi Elisângela da Silva, que marcou a castração de seu gato Mingau e buscou atualizar o Cadastro Único para receber o Bolsa Família. A iniciativa do Brota na Grota ocorre diariamente, contando com o apoio de diversas secretarias municipais, e tem impactado positivamente a vida dos moradores das comunidades atendidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo