Programa de Assistência Farmacêutica de Alagoas garante tratamento de milhares de pacientes com remédios de alto custo

CEAF oferta tratamento de alto custo para milhares de alagoanos

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) no estado de Alagoas tem sido fundamental para garantir o tratamento de milhares de alagoanos que necessitam de medicamentos de alto custo. Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o CEAF disponibiliza gratuitamente os medicamentos para os pacientes, tanto nas unidades do programa quanto por meio do Programa Remédio em Casa, e em casos específicos, por intermédio das Secretarias Municipais de Saúde.

A farmacêutica do CEAF, Rusliene Pereira, ressaltou a importância do programa para todos os alagoanos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso aos medicamentos de alto custo. Segundo ela, o custo de alguns tratamentos pode chegar a R$ 1 milhão, e para outras doenças, a despesa mensal ultrapassa os R$ 200 mil, o que pode pesar no bolso, mesmo para pessoas com boa renda.

A unidade do CEAF em Maceió atende, em média, 800 pessoas por dia, distribuindo 183 tipos de medicamentos, que os pacientes costumam receber mensalmente. Além disso, o programa possui instalações em outras cidades do estado, como Arapiraca, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, visando garantir cobertura em todo o território alagoano.

Uma beneficiária do programa, Daniele Rodrigues, destacou a importância do acesso aos medicamentos para o tratamento da psoríase, e agradeceu pelo atendimento e iniciativa do CEAF.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, elogiou o papel fundamental desempenhado pelo CEAF na garantia de tratamentos especializados para os alagoanos, afirmando que a saúde é um direito de todos e que o CEAF contribui significativamente para o acesso a tratamentos que muitas pessoas não conseguiriam pagar.

Para ter acesso aos medicamentos fornecidos pelo CEAF, o paciente diagnosticado com alguma doença que exija tratamento de alto custo pode solicitar um encaminhamento médico ou preencher os formulários disponíveis no site da Sesau, levando-os juntamente com os exames para o CEAF. Depois de cerca de cinco dias úteis, o paciente recebe a resposta sobre a aprovação ou não para receber os medicamentos, e em alguns casos, como o de pacientes transplantados, o remédio pode ser entregue no mesmo dia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo