Programa Banco da Mulher Empreendedora impulsiona negócios e fortalece autoestima das mulheres em Maceió

O Banco da Mulher Empreendedora, programa pioneiro lançado pela prefeitura de Maceió em março deste ano, tem transformado a vida de centenas de mulheres empreendedoras da região. Com o objetivo de fortalecer o comércio local e incentivar a independência financeira das empreendedoras, o programa concede um crédito social entre R$ 1.200,00 a R$ 3.600,00 para que elas possam iniciar ou ampliar seus empreendimentos.

Uma das selecionadas do programa, Adailta Rodrigues, que atua há mais de 10 anos no mercado de decoração de festas e design de balões, afirmou que o Banco da Mulher foi o primeiro investimento de um órgão público em seu negócio. Ela conta que, em um momento de instabilidade financeira da família, foi seu empreendimento que salvou a todos. A necessidade de criar renda quando seu marido ficou desempregado despertou uma vocação em Adailta, que decidiu se dedicar à área de festas e decoração.

No entanto, foram muitas as dificuldades que ela enfrentou ao longo do caminho. Adailta relembra que em diversos momentos pensou em desistir por causa das dificuldades em manter o negócio próprio, que foram agravadas pelo seu diagnóstico de depressão. Porém, ela encontrou motivação extra quando foi aprovada no Banco da Mulher Empreendedora.

O crédito do programa foi a injeção de ânimo que ela precisava. Adailta ressalta que, ao pensar em desistir, também desistiria das pessoas que acreditaram nela. A iniciativa da prefeitura de Maceió não apenas está impulsionando os negócios das empreendedoras, mas também resgatando a autoestima e autoconfiança dessas mulheres.

Além do apoio financeiro, o programa pensa no futuro e na permanência dos empreendimentos no mercado de trabalho municipal. Todas as selecionadas passam pela “Trilha da Mulher Empreendedora”, que inclui cursos de capacitação em empreendedorismo, e têm acesso a uma mentoria individualizada com consultores do Sebrae durante um ano para auxiliá-las nas tomadas de decisão em seus negócios.

Adailta já agendou sua consulta e está planejando abrir um local físico para seu empreendimento. Ela se mostra esperançosa para o futuro e acredita que o programa será fundamental para alavancar ainda mais seu negócio. O Banco da Mulher Empreendedora continua transformando a vida de mulheres empreendedoras em Maceió, impulsionando o comércio local e fortalecendo a economia da região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo