Profissionais do HEA recebem treinamento sobre AVC

A terça-feira (26) é de treinamento para os 180 profissionais da saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, que estão a serviço da Unidade AVC (Acidente Vascular Cerebral) da instituição hospitalar. A capacitação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o programa Angels, iniciativa internacional da Boehringer, que busca qualificar os centros de AVC.

Os profissionais foram divididos em três turmas para que pudessem acompanhar todo o treinamento e participar ativamente das ações. “Os profissionais do Hospital de Emergência sempre estão dispostos a adquirir conhecimento. Então, quando surge uma oportunidade como esta, a adesão é enorme. A equipe é excelente e quanto mais qualificada, mais possibilidades de atender a demanda e salvar vidas”, ressaltou a fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, gerente do HEA.

Treinamento acontece no auditório do HEA e reúne profissionais de diversas atividades da Unidade AVC

No cronograma de treinamento estão a apresentação do projeto Angels, tratamento do AVC, epidemiologia do AVC, classificação, AVC e os lobos cerebrais, sintomas, condições clínicas, fatores de risco, fluxograma ideal, além de simulações de atendimento.

“O Angels é um programa muito importante, porque ele promove não apenas um treinamento pontual com o protocolo do AVC, mas, também, a longo prazo, de educação continuada. O que precisa melhorar, identificar os fatores e buscar a excelência nos atendimentos. O Hospital de Emergência é referência e tem sido muito importante para salvar vidas”, disse Matheus Pires, médico neurologista, coordenador do Programa AVC Dá Sinais da Sesau.

Treinamento qualifica os servidores para oferecer atendimento mais ágil para os usuários

“Além de atualização com as informações sobre o protocolo AVC, vai deixar todo muito capacitado para receber o certificado. Todos os servidores da Unidade AVC participam desta qualificação”, ressaltou Guacyra Almeida, coordenadora-médica da Unidade AVC do HEA.

Mortes – A enfermeira Marília Holanda, responsável pelo treinamento do programa Angels, explica que é sempre necessário que mais profissionais sejam treinados e capacitados para atender os pacientes. “Estes treinamentos são fundamentais para a equipe ficar bem alinhada nos diversos setores e, assim, garantir a qualidade no atendimento ao usuário”, afirmou.

Gerente do HEA, Bárbara Albuquerque, destaca a importância do Programa AVC Dá Sinais

O HEA abriu as portas da Unidade AVC há 8 meses, dentro do Programa AVC Dá Sinais do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade funciona através de um fluxo regulado pelos profissionais de saúde, via aplicativo Join.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo