Profissionais capacitam-se em atendimento para crises em saúde mental.

Entre os esforços para intensificar a rede pública de apoio e cuidados com relação aos indivíduos que abusam de substâncias como álcool e drogas, a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) lançou uma formação exclusiva: “Atendimento no Contexto de Crise em Saúde Mental”. O treinamento iniciou nas dependências do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Dr. Everaldo Moreira, estabelecido no Farol.

Este programa de capacitação conta com a envolvimento de 53 especialistas do CAPS AD, ligados à Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Dra. Nise da Silveira e do Consultório na Rua de Maceió. O treinamento buscou expor e discutir os momentos de crise em saúde mental, normalmente enfrentados por aqueles que estão sendo assistidos, tais momentos foram a principal ênfase das abordagens, desenvolvidas ao longo de quatro fases do treinamento.

“O programa de capacitação foi criado em resposta à demanda dos serviços, com o objetivo de fortalecer esse vínculo e aprimorar as intervenções municipais em situações de crise em saúde mental, que apresentam grandes desafios, principalmente no que diz respeito ao consumo de álcool e drogas”, elucidou a coordenadora técnica da área na SMS, Roseane Farias.

Na última sexta-feira (11), a primeira etapa da capacitação explorou o tópico “O que é crise mental?”. Esse tema foi abordado pelo Professor Dr. Cleyton Andrade, da Univeridade Federal de Alagoas (UFAL). Tal abordagem foi considerada pelos participantes como “frutífera e necessária”.

A Coordenação Técnica ressalta que muitas reflexões que orientam a assistência em saúde, na perspectiva antimanicomial, peculiares ao CAPS, foram suscitadas e fortaleceram o conhecimento técnico das equipes. Todos os participantes se envolveram ativamente nas discussões e saíram do treinamento entusiasmados para as futuras sessões.

A capacitação continuará acontecendo no CAPS AD, localizado na Rua Barão José Miguel, 378, no Farol, e seguirá a seguinte agenda:

No dia 18/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental no CAPS AD” – Palestra com o psicólogo Jefferson de Oliveira, do Coletivo Massunim Redução de Danos e a enfermeira Adriana Tenório, da Faculdade Estácio;

No dia 25/08 – “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental nas ruas” – Palestra com a profª Maria Jorgina Sales, da Ufal e do CNAR, e a enfermeira Flaviane Belo, do CNAR;

No dia 1º/09 – “O papel do CAPS na Atenção à Crise” – Palestra com o prof. Me. Alisson Vieira, da UNIT e da UMJ, e o psicólogo Pedro Cerqueira, do Núcleo de Cultura RAPS Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo