Primeira vítima de meningite em 2024: bebê de um ano morre em Alagoas devido à doença bacteriana.



 

Uma tragédia abalou o estado de Alagoas no início deste ano. Ícaro Matteo, um bebê de apenas um ano e três meses, foi a primeira vítima fatal de meningite em 2024. O pequeno morador de Arapiraca não resistiu à doença e teve seu óbito confirmado pela equipe médica da UPA Noel Macedo na última segunda-feira (1º). De acordo com exames realizados após a morte, o menino contraiu meningite pneumocócica, uma forma bacteriana da doença.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do município, Ícaro deu entrada na UPA no dia 31 de dezembro apresentando febre, vômitos, falta de apetite e “chiado” no peito. A família relatou que ele já apresentava sintomas desde o dia anterior. Após receber atendimento médico, Ícaro foi medicado e recebeu alta.

Entretanto, na madrugada do dia 1º de janeiro, o estado de saúde do menino piorou e seus responsáveis o levaram de volta à UPA. Dessa vez, o quadro era mais grave, com Ícaro desacordado, em crise de convulsão e com rigidez no corpo, o que levantou a suspeita de meningite.

Após aproximadamente três horas, o estado de saúde de Ícaro se agravou e ele veio a falecer na unidade de saúde. Seu corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), onde exames confirmaram a presença da doença.

A Secretaria de Saúde ressaltou a importância do atendimento precoce e dos cuidados com as crianças, além de destacar a necessidade de manter em dia o cartão de vacinas dos pequenos. A família foi contatada e as medidas necessárias estão sendo tomadas em conjunto com a unidade de atenção básica.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo