Previsão de injeção de R$ 74 bilhões na economia com as compras de Natal de quase 133 milhões de consumidores

Segundo informações divulgadas em pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise Pesquisas, quase 133 milhões de consumidores devem ir às compras de Natal este ano, injetando mais de R$ 74 bilhões na economia. Esses consumidores, em média, pretendem comprar 4 presentes de Natal, no valor de R$ 138 cada. Entre os produtos mais procurados estão roupas, perfumes ou cosméticos, calçados e brinquedos.

De acordo com o levantamento, os principais presenteados serão os filhos, a mãe, o cônjuge e o irmão. Além disso, a pesquisa mostrou que um número significativo de brasileiros pretende comprar presentes para si mesmos. No entanto, 27% dos que não pretendem presentear alegam falta de dinheiro, 17% dizem não gostar ou não ter o costume de presentear e 15% estão endividados e vão priorizar o pagamento de dívidas.

A preferência dos consumidores ainda é pelas lojas físicas, apesar do crescimento do comércio eletrônico. A pesquisa mostrou que, entre os que pretendem fazer compras online, os sites internacionais ultrapassam os nacionais. O comportamento do chamado ‘consumidor multicanal’, que transita entre lojas físicas e virtuais, também foi abordado na pesquisa. Daniel Sakamoto, gerente executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, explicou que esse comportamento é uma tendência e que as empresas precisam se adaptar a esse novo perfil de consumidor.

Esses números refletem as expectativas para as vendas de Natal e podem indicar um cenário positivo para o comércio. A projeção de aumento no volume de vendas e no valor gasto pelos consumidores pode representar um impulso para a economia. A pesquisa aponta ainda para importantes tendências de comportamento do consumidor, que devem ser consideradas pelas empresas na elaboração de estratégias de vendas.

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