De acordo com o levantamento, os principais presenteados serão os filhos, a mãe, o cônjuge e o irmão. Além disso, a pesquisa mostrou que um número significativo de brasileiros pretende comprar presentes para si mesmos. No entanto, 27% dos que não pretendem presentear alegam falta de dinheiro, 17% dizem não gostar ou não ter o costume de presentear e 15% estão endividados e vão priorizar o pagamento de dívidas.
A preferência dos consumidores ainda é pelas lojas físicas, apesar do crescimento do comércio eletrônico. A pesquisa mostrou que, entre os que pretendem fazer compras online, os sites internacionais ultrapassam os nacionais. O comportamento do chamado ‘consumidor multicanal’, que transita entre lojas físicas e virtuais, também foi abordado na pesquisa. Daniel Sakamoto, gerente executivo na Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, explicou que esse comportamento é uma tendência e que as empresas precisam se adaptar a esse novo perfil de consumidor.
Esses números refletem as expectativas para as vendas de Natal e podem indicar um cenário positivo para o comércio. A projeção de aumento no volume de vendas e no valor gasto pelos consumidores pode representar um impulso para a economia. A pesquisa aponta ainda para importantes tendências de comportamento do consumidor, que devem ser consideradas pelas empresas na elaboração de estratégias de vendas.