Presidente Lula tem indicação rejeitada para chefiar a Defensoria Pública da União em derrota significativa no Senado

O plenário do Senado Federal rejeitou nesta quarta-feira a indicação de Igor Roberto Albuquerque Roque para chefiar a Defensoria Pública da União. A votação contou com 35 senadores a favor da nomeação, enquanto 38 foram contrários e um se absteve. Apesar dos votos serem secretos, pelo menos seis senadores da base de governo votaram contra os interesses do Planalto.

O número de senadores que compõem a ala de oposição é de 32 parlamentares, enquanto os outros 49 têm se mantido fiéis ao presidente Lula nas questões recentes relacionadas ao governo. Entre essas questões estão a reestruturação ministerial e a autorização para o descumprimento do piso da saúde.

Sete senadores não votaram na proposta, todos eles membros da base de apoio do Planalto. Caso tivessem se manifestado a favor da indicação, Roque teria sido aprovado, já que a nomeação necessitava de maioria absoluta da Casa.

Historicamente, o Senado tem o hábito de aprovar todas as indicações enviadas pelo Executivo. Porém, Igor Roque é um advogado que se descreve como “progressista”, o que causou incômodo na oposição.

Nas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro deu um recado ao presidente Lula. Com uma vaga disponível no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber, Lula deve indicar um novo magistrado. Entre os nomes mais ventilados está o ministro da Justiça, Flávio Dino. “Vai Lula, indica o Flávio Dino para o STF… O Senado está esperando”, escreveu o filho do ex-presidente.

A deputada Júlia Zanatta também da oposição, ressaltou que Lula possui maioria no Senado e, mesmo assim, sofreu uma derrota significativa. “Até governistas votaram contra o cara. Bastidores especulam que teria sido um recado a Lula”, afirmou a parlamentar.

Igor Roque foi indicado por Lula em maio, após uma operação que impediu a aprovação pelo Senado do candidato escolhido por Jair Bolsonaro em seu último mandato. Insatisfeita, a oposição aproveitou a oportunidade para “dar o troco” no presidente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo