Presidente Lula recebe cuidados médicos no hospital após cirurgia de quadril e correção de pálpebra. Alta prevista para próxima semana.

No último sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu ao lado da primeira-dama Janja da Silva, sua única acompanhante durante sua estadia no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. Segundo assessores do hospital, a presença do presidente não interferiu nas atividades de rotina, uma vez que Lula ocupou um quarto reservado e evitou receber visitas.

A recomendação médica foi que o presidente permanecesse recolhido para evitar riscos de infecções, incluindo o vírus da Covid-19. Lula teve uma boa alimentação, melhor do que no dia anterior, e realizou todas as três refeições do dia.

Atualmente, o presidente está internado em um apartamento do hospital e está sendo cuidado pelas equipes médicas do Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Ana Helena Germoglio e Prof. Dr. Giancarlo Cavalli Polessello.

Durante a cirurgia, conhecida como artroplastia do quadril, que durou pouco mais de uma hora na sexta-feira, Lula passou por uma artroplastia total de quadril e recebeu uma prótese híbrida, que é fixada parte com cimento ósseo e parte encaixada diretamente no osso. A cirurgia contou com a presença de sete médicos. No mesmo dia, o presidente já conseguiu firmar os pés no chão.

Além disso, Lula passou por um procedimento para a correção da pálpebra, realizado pela médica Eliana Forno, no qual o excesso de pele foi removido. Esse procedimento não requer cuidados pós-operatórios complexos, de acordo com os médicos.

A expectativa é que Lula receba alta médica na segunda ou terça-feira e passe pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada. O presidente deverá deixar o hospital podendo andar, mas o Palácio do Planalto prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens.

No segundo boletim médico divulgado no sábado à noite, o hospital informou que Lula passou a tarde de maneira estável e continua internado sob os cuidados das equipes médicas. Já no primeiro boletim médico do dia, a equipe havia informado que o presidente passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia. Assessoria informou que o presidente foi avaliado novamente por volta das 13h30 e está se recuperando rapidamente.

A meta de recuperação estipulada pelo governo é que Lula possa participar da COP 28, nos Emirados Árabes, no final de novembro, e há previsão de uma passagem pela Alemanha após o evento. Essas são as próximas viagens previstas na agenda presidencial.

O presidente foi submetido à cirurgia devido às intensas dores no quadril causadas por uma artrose. Lula vem sofrendo com dores desde agosto do ano passado devido ao desgaste natural da cartilagem entre o fêmur e a bacia, condição que afeta cerca de 20% das pessoas acima de 65 anos. Em julho deste ano, o presidente falou publicamente sobre suas dores durante uma live e afirmou que tem se sentido “irritado”, “nervoso” e de “mau humor”.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo