Presidente Lula recebe alta antes do previsto e deixa hospital após cirurgia de prótese no quadril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta do Hospital Sírio Libanês, em Brasília, na tarde deste domingo. Ele foi submetido a uma cirurgia no quadril na última sexta-feira para a colocação de uma prótese. Surpreendentemente, Lula teve alta antes do período previsto, que era entre segunda e terça-feira.

O presidente deixou o hospital discretamente, pelos fundos, e não concedeu entrevistas à imprensa. Ele seguiu diretamente para o Palácio do Alvorada, onde deve despachar nas próximas semanas. Durante os três dias de internação, Lula não recebeu visitas, seguindo as orientações médicas. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou o presidente durante esse período.

No início do dia, um boletim divulgado pelo Sírio Libanês informou que Lula já estava caminhando, subindo e descendo escadas com a assistência de fisioterapeutas. Diante da boa evolução do paciente, a previsão de alta foi antecipada para este domingo.

Durante a internação, Lula ficou em um apartamento do hospital sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello. Após a divulgação do boletim médico, a primeira-dama publicou em uma rede social a seguinte mensagem: “Tem alguém que vai jantar em casa hoje”.

A cirurgia realizada em Lula, chamada de artroplastia do quadril, durou pouco mais de uma hora e contou com a participação de sete médicos. O presidente recebeu uma prótese híbrida, que é fixada em parte com cimento ósseo e encaixada diretamente no osso. Além da prótese de quadril, Lula também passou por um procedimento para a correção de pálpebra. Essa intervenção não exige cuidados pós-operatórios complexos.

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente deverá despachar do Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas. Nesse período, Lula deve realizar apenas atividades internas, sem realizar viagens. A cirurgia de Lula foi necessária devido a fortes dores que ele vinha sentindo na região do quadril ocasionadas por uma artrose. O presidente tinha reclamado publicamente dessas dores em julho deste ano.

Além do presidente, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também passou por um procedimento cirúrgico de grande porte. Ela recebeu uma cirurgia de revascularização do miocárdio no Hospital DF Star, em Brasília. O procedimento foi bem-sucedido e Gleisi está em fase de recuperação, respirando espontaneamente, conversando e se alimentando. Ainda não há previsão de alta.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo