Presidente da Caixa prevê redução da Selic para 9,5% e destaca impacto positivo no crédito e financiamento imobiliário

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Canal Livre, da BandNews TV, neste último domingo, 17, e fez projeções otimistas para a economia do país. De acordo com Vieira, a taxa Selic, atualmente em 10.25%, deverá ser reduzida para 9.5% até o final do próximo ano, o que poderá resultar em uma maior capacidade de expansão de crédito e em uma diminuição nas taxas de juros para financiamento imobiliário.

Durante a entrevista, Vieira destacou a correlação entre a redução da taxa Selic e a expansão de crédito. Ele enfatizou a baixa inadimplência no Brasil e o pequeno estoque de crédito de má qualidade, afirmando que a tendência de queda da Selic possibilitará a expansão do crédito de maneira mais acelerada.

Além disso, o presidente da Caixa revelou que o banco estatal contribuirá com o retrofit de imóveis em Belém para a realização da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), programada para 2025. Segundo Vieira, a empresa também possui um programa voltado para a urbanização de favelas, com a construção de conjuntos habitacionais utilizando novas tecnologias, em parceria com o Ministério das Cidades.

As declarações de Carlos Vieira reforçam a confiança no cenário econômico brasileiro e sinalizam um otimismo em relação à retomada do mercado imobiliário e ao crescimento do setor de crédito. A expectativa é de que a redução da taxa Selic permita uma maior flexibilização para a concessão de empréstimos e financiamentos, impulsionando o mercado imobiliário e contribuindo para a ampliação do acesso à moradia popular.

É importante ressaltar que as projeções de Carlos Vieira refletem as expectativas da Caixa Econômica Federal em relação à evolução da economia e do mercado imobiliário nos próximos anos, e estão alinhadas com as perspectivas de especialistas e analistas do setor. A redução da taxa Selic, se confirmada, poderá representar uma importante oportunidade para o crescimento do crédito e para a realização do sonho da casa própria para milhares de brasileiros em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo