Prêmio Cria, promovido pela Secretaria da Primeira Infância, premiará criança destaque com história inspiradora de superação.

A Secretaria da Primeira Infância (Cria) lançou a primeira edição do Prêmio Cria, que terá a categoria Criança Destaque. O regulamento foi publicado nesta sexta-feira (10) e estabelece que crianças de até 6 anos podem participar por meio de um vídeo de até 3 minutos, contando uma história inspiradora relacionada ao seu desenvolvimento e superação de desafios. O vídeo pode ser gravado pela própria criança ou pelo responsável legal. As inscrições vão até 30 de novembro.

O Prêmio Cria vai selecionar 10 crianças a partir da avaliação do Comitê Alagoano do Prêmio Cria, instituído pela Portaria 08/2023, disponibilizado no Diário Oficial do Estado no dia 8 de novembro, junto com o edital para os municípios interessados em se inscrever. Além da categoria para as crianças, o Prêmio também terá uma categoria destinada aos municípios. Os responsáveis pelas crianças podem fazer as inscrições exclusivamente pelo formulário disponibilizado no Google Forms.

Para fazer a inscrição, é necessário comprovar que a criança tem até 6 anos de idade e reside em Alagoas por no mínimo um ano. Os responsáveis devem anexar ao formulário os seguintes documentos e informações: certidão de nascimento da criança, documento oficial com foto do responsável legal da criança, o vídeo e a leitura do termo de condições anexado ao formulário do Google Forms concordando com seus termos.

O Comitê Alagoano do Prêmio Cria utilizará três critérios para avaliação: Estrelas de Alagoas, palavras mágicas e campeões de coragem. Estrelas de Alagoas se refere ao reconhecimento e valorização das realizações e habilidades excepcionais em áreas relacionadas à inteligência, esportes ou arte. Palavras mágicas trata da mensagem inspiradora que a criança (ou responsável) compartilha em seu vídeo e como pode motivar outras pessoas a se envolverem nas áreas temáticas relacionadas à primeira infância. Já campeões de coragem descreve a narrativa de uma criança que enfrentou desafios ou adversidades significativas em sua vida e conseguiu superá-los, muitas vezes alcançando conquistas notáveis apesar das dificuldades.

Em caso de empate, serão utilizados como critérios para chegar aos selecionados ter o Cartão Cria, estar matriculado na rede pública de ensino ou pertencer à etnia indígena ou quilombola. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro e o resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas. A iniciativa busca reconhecer e valorizar jovens talentos e suas histórias inspiradoras de superação e desenvolvimento na primeira infância.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo