Prefeitura reabre escola de educação infantil no Pilar após reforma e ampliação

 

Foto: Reprodução Prefeitura de Pilar

Esta sexta-feira (08) foi de entrega de mais um importante equipamento público à população pilarense, que ganha uma nova unidade de ensino localizada na região central da cidade. É que, após obras de reforma e ampliação iniciadas no mês de dezembro, a Prefeitura do Pilar inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Drº Manoel Ramos, que vai beneficiar 245 crianças de zero a seis anos de idade.

A escola tem 60 anos de existência e é parte integrante da história do Pilar porque homenageia o médico Manoel Ramos, pai de Arthur Ramos, outro ilustre pilarense. A unidade recebeu novos equipamentos, com direito à biblioteca e refeitório, além do fardamento e kit escolar completos para todos os alunos.

Secretário municipal de Educação, Clewinho Cavalcante destacou, durante a solenidade de entrega, que a escola vai garantir mais condições de trabalho aos professores. “É a realização de um sonho porque a educação infantil é o alicerce do processo de ensino e aprendizagem. E todas as salas são climatizadas, seguindo o padrão da gestão Renato Filho”, disse o secretário, acrescentando que, atualmente, as equipes trabalham para superar suas próprias marcas, em virtude do avanço exponencial da Educação no Pilar.

“Nós já atingimos a meta do plano nacional de educação, que seria para 2024. O plano estabelece que ao menos 50% das crianças na faixa etária de creche devem estar matriculadas. Batemos 53% ainda no ano passado e, este ano, estamos alcançando os 68%, índice muito acima da média nacional, que é de apenas 30%. Esses números só reforçam o compromisso da atual gestão com o futuro do Pilar”, emendou.

Já o presidente da Câmara Municipal do Pilar, Tayrone Henrique, destacou a valorização do servidor como peça-chave para o sucesso da Educação no Pilar. “A Prefeitura reestruturou toda a rede com recursos próprios, por meio do programa Avança Mais Pilar, executado pela equipe da Secretaria de Governo. Hoje, o professor trabalha motivado porque tem a real condição de exercer seu ofício”, comentou o vereador.

Quem também fez uso da palavra foi a mãe de um casal de gêmeos, Miguel e Sofia, que vão estudar na Escola Manoel Ramos. Na ocasião, Lúcia Santos não escondeu a alegria de poder ver os pequenos sendo assistidos integralmente. “Meus outros dois filhos, de 18 e 14 anos, também estudaram aqui. Foi nessa escola, inclusive, onde eles desfraldaram. E já sinto das professoras o carinho de uma mãe. A equipe é maravilhosa, e é muito gratificante poder ver os meus caçulas terem a oportunidade de estudar numa escola tão estruturada”, declarou.

Outra entusiasta da Educação no Pilar é a deputada estadual Fátima Canuto, que, em breve discurso, parabenizou o prefeito Renato Filho e equipe por mais este grande investimento. “Não me canso de dizer que me orgulho de participar dessa transformação. Pilar já bateu recorde no número de alunos matriculados este ano, com mais de oito mil estudantes. Isso mostra como a educação no Pilar se tornou uma referência não só para Alagoas, mas para todo o Brasil”, salientou a parlamentar.

Renato Filho, por sua vez, recordou as dificuldades enfrentadas no início de gestão, parabenizando todos os profissionais pela forma como vêm conduzindo a Educação no Pilar.

“Valorizar o servidor também passa por garantir melhores condições de trabalho. Construímos muito até aqui, mas entregar uma escola é sempre muito mais especial, principalmente porque, na gestão anterior, o Município não tinha dinheiro nem para trocar uma simples lâmpada. A situação das escolas era muito precária. Foi preciso muito empenho e organização para reestruturar as unidades. Por isso é que firmamos um compromisso ainda maior com as crianças de zero a seis anos. E seguiremos ampliando a rede porque o número de alunos só cresce, refletindo, assim, a dedicação de toda a equipe. Afinal, vemos amor nos olhos de todos vocês, da merendeira ao porteiro da escola. Tem amor em tudo”, afirmou o prefeito, acrescentando que, ainda neste primeiro semestre, Pilar também vai ganhar um novo museu.

“Vamos entregar, em breve, o primeiro museu de música da cidade graças à doação de vários instrumentos feita por um músico pilarense que reside em Brasília. Ele resolveu doar peças raras ao tomar conhecimento do nosso trabalho de resgate e preservação da história, cultura e tradição locais. Será mais um importante equipamento para fortalecer o turismo em nosso município”, concluiu Renato Filho.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo