Prefeitura discute impactos da atividade portuária em Maceió

Reunião discutiu melhorias, ações e investimentos no Porto e seus acessos com base na relação com a cidade

Secretários e técnicos da Prefeitura de Maceió participaram, nesta quarta-feira (24), de uma reunião no Porto de Maceió para discutir os impactos da atividade portuária na capital. O debate foi proposto à gestão municipal para colaborar com a atualização do Plano Mestre, que busca avaliar e propor melhorias, ações e investimentos no Porto e seus acessos com base na relação com a cidade.

A discussão foi pautada em quatro eixos, apontando gargalos atuais e as perspectivas para ações futuras do Porto no contexto urbano. Conduzida por engenheiros que estão conduzindo a atualização do Plano, a reunião contou com ponderações sobre os acessos ferroviário e rodoviário referentes à carga e descarga, levando em consideração os impactos no fluxo de trânsito de Maceió por meio do acesso pelas rodovias estaduais, federais e avenidas principais.

Foram colocadas também discussões sobre a relação Porto-cidade do ponto de vista dos impactos com o entorno do complexo portuário, sobretudo entre os bairros Jaraguá e Pajuçara. Outro eixo em pauta foi referente ao desenvolvimento econômico e turístico, alem de projetos e iniciativas socioambientais. Em todos os pontos discutidos, secretários e técnicos fizeram referência a projetos e ações em andamento na Prefeitura de Maceió, cujos conteúdos serão encaminhados à equipe do Porto para colaborar com a atualização do documento.

O Plano é instrumento de planejamento utilizado pela administração do Porto, gerido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A última versão do documento é de 2015 e agora está sendo atualizada por engenheiros e economistas da Universidade Federal de Santa Catarina que integram o Laboratório de Transportes e Logística (Labtrans).

Representando a Prefeitura, participaram do encontro os secretários municipais de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres (Desenvolvimento Sustentável), Felipe Mamede (Finanças), Jair Galvão (Turismo), José Lages (Governança), além da secretária-adjunta de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Fernanda Cortêz, e da técnica da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Daniella Loureiro.

Ascom

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo