Prefeitura de Maceió realiza Primeira Escuta Ativa do Movimento Negro para combate ao racismo na cidade.

No último sábado (11), o auditório da sede Prefeitura de Maceió, localizado no bairro Jaraguá, foi palco da Primeira Escuta Ativa do Movimento Negro de Maceió. O encontro teve a participação de representantes da atual gestão, de instituições e de movimentos da sociedade civil.

O principal objetivo da reunião, que foi organizada pela Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e pelo Instituto Raízes de Áfricas, foi compreender as necessidades da população negra maceioense a partir de sua própria perspectiva, proporcionando uma oportunidade de escutar suas demandas.

Ao falar sobre a importância de mobilizar a sociedade para o efetivo combate ao racismo, a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, ressaltou a relevância de ações capazes de despertar a reflexão sobre o tema. “Estamos chamando toda a sociedade maceioense a pensar em maneiras de combater o racismo em nosso Município”, pontuou.

Durante a solenidade, um dos participantes, representando a sociedade civil, o mestre de capoeira Cícero Virgulino. destacou que o combate ao racismo deve começar ainda na infância e nas instituições de ensino. Ele enfatizou que é necessário ensinar como identificar e combater o racismo nas escolas, a fim de eliminá-lo.

Arisia Barros, coordenadora do Raízes de Áfricas, ressaltou a importância dos apontamentos feitos por aqueles que sofrem com o racismo diariamente. “A Prefeitura de Maceió está chamando as pessoas para perguntar ‘o que vocês querem, como podemos ajudar?’, é a partir daí que as mudanças acontecerão”, ressaltou a ativista.

Além disso, durante o evento, foi apresentada a programação da campanha Maceió é Massa Sem Racismo, com uma variedade de ações que ocorrerão ao longo de novembro, em alusão ao Mês da Consciência Negra.

O encontro foi inaugurado pelas autoridades e entidades presentes na solenidade e contou com uma galeria apresentando registros do evento. As imagens podem ser conferidas acessando este link.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo