Prefeitura de Maceió fortalece artesanato local e economia solidária com mais de 30 empreendimentos e 200 artesãos cadastrados

A Prefeitura de Maceió tem investido no fortalecimento do artesanato local e dos grupos de economia solidária, beneficiando mais de 30 empreendimentos e 200 artesãos cadastrados. Além disso, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) tem prestado assistência a empreendedores do setor gastronômico, com 12 grupos cadastrados e mais de 30 famílias assistidas pelas iniciativas.

Os artesãos têm a oportunidade de comercializar suas peças em sistema de rodízio nos shoppings Pátio e Maceió, e também participam do Mercado das Artes, em Jaraguá, onde além da venda, acontecem oficinas de capacitação em parceria com a Escola das Artes.

A Vila de São João, evento organizado pela Prefeitura de Maceió com a participação dos artesãos da Economia Solidária, movimentou mais de R$80 mil, impactando diretamente a economia local.

Outro evento de destaque foi a Vila Encantada, que, instalada em outubro em comemoração ao Mês da Criança, na Praça Multi Eventos, na Pajuçara, teve o valor das vendas diretas superando os R$130 mil. Esse evento beneficiou mais de 200 famílias de artesãos e 40 grupos ligados à gastronomia.

A Semtes também ofereceu oficinas no Shopping Popular, demonstrando o reconhecimento da importância do artesanato como possibilidade de renda e inclusão econômica.

“É importantíssimo o fomento à economia da capital, proporcionado pela realização de eventos e apoio aos grupos de economia solidária. A Prefeitura de Maceió tem investido cada vez mais para fortalecer estes grupos”, afirmou Jonatas Omena, subsecretário da Semtes.

Outro destaque promovido pela Semtes foi a Vila de Natal, inserida nos festejos natalinos da Prefeitura de Maceió, que contou com a participação de mais de 200 artesãos da economia solidária, comercializando seus produtos na Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde. A Vila de Natal encantou os visitantes com oito barracas decoradas, pontos criativos como balanços em acrílico e a árvore da vida, contribuindo assim para a dinamização econômica local.

Essas ações demonstram o compromisso da Prefeitura de Maceió em fortalecer o artesanato local e os grupos de economia solidária, proporcionando não apenas uma fonte de renda, mas também promovendo inclusão econômica e valorização da cultura local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo