Prefeitura de Belo Horizonte adota medidas de bloqueio da raiva em morcegos após confirmação de casos na região da Pampulha e Leste.

A Prefeitura de Belo Horizonte está tomando medidas preventivas após a confirmação de casos de raiva em morcegos na cidade. Até o momento, três casos foram registrados somente no começo deste ano, o que levou as autoridades a agir rapidamente para conter a propagação do vírus. As duas regionais onde os casos foram identificados, Pampulha e Leste, estão sendo alvo de ações de bloqueio da doença.

No ano passado, 15 morcegos testaram positivo para raiva, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde. Para evitar novos casos, a pasta afirmou que mantém a circulação da zoonose sob vigilância contínua e realiza ações de prevenção e bloqueio vacinal sempre que um animal com suspeita da doença é recolhido.

Dois dos casos confirmados neste ano foram na regional Pampulha, enquanto o terceiro foi na zona leste da capital mineira. Agentes de combate a endemias estão atuando nesses locais, orientando a população sobre medidas de prevenção da raiva dentro das áreas delimitadas para a ação.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode ser transmitida ao homem pelas secreções de animais infectados, especialmente cães e gatos. A contaminação ocorre principalmente por meio de mordidas, arranhões e lambidas. Por isso, a vacinação dos pets é fundamental, já que a letalidade da doença é de aproximadamente 100%.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que a vacinação de cães e gatos contra a raiva está disponível durante todo o ano na cidade, em diversos centros. As doses podem ser aplicadas em animais a partir de 3 meses de idade, inclusive em gestantes. Em casos de animais suspeitos de estarem com raiva, principalmente morcegos caídos e com comportamento atípico, a população deve acionar o serviço de Zoonoses para o recolhimento adequado.

Diante da gravidade da situação, a Prefeitura reforça a importância da vacinação dos animais e da colaboração da população para evitar a propagação da raiva em Belo Horizonte.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo