Preço médio dos combustíveis cai para R$ 2,81 na gasolina e sobe para R$ 4,05 no diesel, segundo Petrobras.

A partir deste sábado (21), o preço médio dos combustíveis vendidos para as distribuidoras terá uma redução de R$ 0,12 por litro de gasolina e um aumento de R$ 0,25 por litro de diesel. Essa é uma medida adotada pela Petrobras, visando tornar a empresa mais competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o consumidor.

É importante ressaltar que a gasolina comercializada nos postos é composta por uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro. Sendo assim, a parcela da Petrobras que corresponde a cada litro vendido na bomba será de aproximadamente R$ 2,05. Já no caso do óleo diesel, a mistura obrigatória é de 88% de diesel A e 12% de biodiesel, o que resultará em uma parcela da Petrobras de cerca de R$ 3,56 para cada litro vendido na bomba.

Essa variação nos preços dos combustíveis ao longo do ano demonstra a estratégia comercial adotada pela Petrobras. Mesmo com o valor do brent mais alto do que no ano passado, os preços dos produtos da empresa acumulam quedas, diferentemente do que ocorreu em 2022.

Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a estratégia tem sido bem-sucedida e tem como objetivo principal tornar a empresa competitiva e evitar o repasse das oscilações do mercado internacional para o consumidor brasileiro.

A Petrobras justifica a necessidade de reajustes nos preços da gasolina e do diesel devido a movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial da estatal. No caso da gasolina, o fim do período de maior demanda global resulta em maior disponibilidade e desvalorização do produto em relação ao petróleo. Já no caso do diesel, a demanda global continua alta, com uma expectativa de alta sazonal, o que provoca uma valorização maior do produto em relação ao petróleo.

É importante destacar que a Petrobras procura evitar o repasse da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a população brasileira, mas também busca manter um ambiente competitivo dentro das exigências da legislação vigente.

Essas medidas adotadas pela Petrobras refletem a importância de uma gestão eficiente e estratégica da empresa, visando sempre o melhor para a competitividade no mercado de combustíveis e para a satisfação do consumidor.

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