Pré-inscrições abertas para cursos do CapacitaSUAS – Edição 2024 em Alagoas, destinados a profissionais da assistência social.

A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) divulgou, por meio da Superintendência de Análise e Gestão da Informação e da Gestão do Trabalho e da Educação Permanente, que já está aberta a pré-inscrição para cursos do CapacitaSUAS (Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social) – Edição 2024, no estado de Alagoas.

O principal objetivo do Programa é contribuir para o processo de qualificação da força de trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A pré-inscrição visa facilitar o cadastro do profissional e proporcionar à gestão estadual uma visão antecipada dos participantes nos cursos ofertados pelo programa.

A segunda edição será destinada aos profissionais (níveis superior e médio) que atuam na gestão das secretarias municipais e estadual; nas secretarias executivas dos conselhos (Ceas, Coegemas); trabalhadores que atuam nas entidades de assistência social cadastradas no CadSUAS, no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e demais equipamentos da Assistência Social do Estado. Serão ofertadas novas turmas com quantitativo de vagas pactuadas entre as instâncias colegiadas.

Os cursos serão realizados em três polos de capacitação: Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, estrategicamente distribuídos pelo estado para formar 700 profissionais, em 18 turmas. Todas as aulas irão ocorrer na modalidade presencial, com carga horária de quarenta horas e cinco dias de duração, abordando temas como a Atualização para Elaboração dos Planos de Assistência Social, a Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas e a Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais.

As pré-inscrições poderão ser realizadas até o dia 31 deste mês, nos sites http://capacitasuas.seades.al.gov.br/ e https://seades.al.gov.br/. Para maiores informações, basta ligar para  (82) 98704-3336.

O CapacitaSUAS é um programa do Governo Federal que envolve ações de capacitação e formação, em consonância com a Política Nacional de Educação Permanente do Suas. Ele visa instrumentalizar gestores, trabalhadores da rede socioassistencial e conselhos da assistência social, no exercício de suas competências e responsabilidades, oportunizando a transformação das suas práticas profissionais.

Com a abertura das inscrições, a expectativa é de que o programa contribua para a melhoria do atendimento e serviços oferecidos no âmbito da assistência social em Alagoas.

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