Porto de Pedra contesta notícia de que município lidera casos de pessoas infectadas pela Covid-19 em Alagoas

A Secretária de Saúde de Porto de Pedras/AL, no litoral Norte de Alagoas contesta informações que ganharam repercussão em nosso Estado, sobretudo noticiada pelo jornalismo da TV-Gazeta/AL, dando conta de que atualmente o município se destaca como o campeão de pessoas infectadas pela Covid-19.

Abaixo tem um relato do órgão da Saúde Municipal, e em seguida publicamos um balanço de terça-feira, divulgado pela Sesau, justamente no dia em que a notícia foi ao AR …

INFORMATIVO EPIDEMIOLÓGICO

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Outros sintomas menos comuns e que podem afetar alguns pacientes são: perda de paladar ou olfato, congestão nasal, conjuntivite, dor de garganta, dor de cabeça, dores nos músculos ou juntas, diferentes tipos de erupção cutânea, náusea ou vômito, diarreia, calafrios ou tonturas.

 A infecção ocorre através da exposição a fluídos respiratórios de três maneiras: inalação de gotículas muito finas ou partículas de aerossol, deposição de gotículas respiratórias e partículas nas membranas mucosas expostas na boca, nariz ou olhos, seja por respingos diretos e sprays, e tocar membranas mucosas com as mãos sujas diretamente por fluídos respiratórios contendo vírus ou indiretamente por tocar superfícies.

Acerca do tempo que o SARS-CoV-2 sobrevive em superfícies, estudos indicam que em superfícies porosas o vírus se torna indetectável em minutos a horas; no caso de superfícies não porosas, deixam de ser detectados por dias a semanas. O município por precaução e cuidado com a sua população adquiriu testes antecipadamente, visto as programações de final de ano, medida essa que muitos municípios não tomaram, realizando um passo importante no diagnóstico da sua população, onde dentro dos seus pouco mais de 7.900 habitantes foram encontrados 150 novos casos da COVID-19.

Os testes de COVID nesse período estavam sendo aplicados na população do município de forma geral, naqueles que apresentavam sintomas de SG, para um melhor controle dos casos no município, melhorando assim as condutas de saúde pública para o combate à COVID-19.

Importante ressaltar que os casos positivos com relação à população de PORTO DE PEDRAS que é estimada em 7.911 habitantes foi de 1,89% da população. Todo esse demonstrativo faz-se necessário para reforçar para a população todo o trabalho e empenho da Vigilância Epidemiológica, da Secretária Municipal de Saúde a qual foi avaliada em 95% de aprovação por mostrar seu trabalho, preocupação e compromisso com a população e da Prefeitura Municipal de Porto de Pedras  para identificar os pontos mais preocupantes e agir ainda mais intensamente no combate à COVID-19. Secretaria Municipal de Saúde

Dados da Sesau divulgados na última terça-feira, 25 mostra o quadro geral em AL

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, desta terça-feira (25), divulgou a lista dos 102 municípios alagoanos com os maiores números de mortes e casos provocados por Covid-19. A capital alagoana lidera o ranking, seguida pela cidade de Arapiraca. O Estado tem um total de 251.724 casos confirmados e 6.411 óbito. Há 7.363 casos em investigação epidemiológica

Outros 239.978 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença.

As 10 cidades com maior número de casos:
1. Maceió 98.487 casos
2. Arapiraca 31.662 casos
3. Marechal Deodoro 7.276 casos
4. Palmeira dos Índios 5.555 casos
5. Santana do Ipanema 5.146 casos
6. Delmiro Gouveia 4.449 casos
7. Penedo 4.418 casos
8. Coruripe 4.401 casos
9. São Miguel dos Campos 4.094 casos
10. Pilar 4.071 casos

As 10 cidades com maior número de mortes:
1. Maceió 2.818 mortes
2. Arapiraca 538 mortes
3. Rio Largo 185 mortes
4. Palmeira dos Índios 158 mortes
5. Delmiro Gouveia 136 mortes
6. Marechal Deodoro 119 mortes
7. Santana do Ipanema 103 mortes
8. São Miguel dos Campos 100 mortes
9. União Dos Palmares 86 mortes
10. Penedo 85 mortes

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo