POLÍTICA – “TRE-RJ lança campanha para concluir cadastro biométrico de eleitores do estado até 8 de maio”

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) lançou uma campanha nesta segunda-feira (22) para concluir o levantamento biométrico de todos os eleitores do estado até a data do fechamento do Cadastro Eleitoral, em 8 de maio. De acordo com o tribunal, pouco mais de 65% dos eleitores do estado têm suas impressões digitais registradas, o que significa que cerca de 4,3 milhões de eleitores ainda não fizeram a coleta das digitais. Na cidade do Rio, a situação é ainda pior, com apenas cerca de 60% dos eleitores com biometria e dois milhões sem o cadastro.

A Justiça Eleitoral optou pela utilização de impressões digitais para identificar os eleitores em 2008, e, desde então, realiza o cadastramento biométrico, com prazo final marcado para 2026. O TRE do Rio pretende atingir a meta nas eleições de 2024. O Rio de Janeiro é um dos estados que tem o menor percentual de cadastrados. Abaixo dele, apenas Minas Gerais (62%) e Espírito Santo (55%). A unidade da federação que está mais perto de concluir o processo é o Piauí, com quase 94% de eleitores com biometria.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou que o procedimento é rápido e adiciona mais uma camada de segurança ao processo de votação. Ele explicou que as digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

Os eleitores de todos os estados podem conferir se suas biometrias já foram registradas no site da Justiça Eleitoral. Para aqueles que ainda não fizeram a coleta das digitais, o TRE-RJ indica que procurem um dos 165 cartórios eleitorais ou uma das 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor, das 11h às 17h. Uma ação em parceria com a concessionária do Metrô do Rio de Janeiro, a MetrôRio, será realizada entre terça (23) e quinta (25) no interior do Acesso C da estação Carioca/Centro, das 9h às 15h, para realizar o cadastramento biométrico.

A diretora-geral do TRE-RJ, Eline Iris, convidou os eleitores para que se antecipem e façam o cadastramento antes da reta final do prazo, que termina em 8 de maio. O objetivo é evitar as filas de última hora e facilitar o acesso ao serviço.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo